Terremoto no Chile: Onde estão os profetas da ira divina?

Gutierres Siqueira


Já esperei alguns dias após o terremoto no Chile, mais felizmente não li nenhum texto insensato com aqueles sobre o sismo no Haiti. Os profetas da ira se calaram quando um terremoto mais forte do que o haitiano atingiu em cheio o país mais cristão da América do Sul, matando mais de oitocentos chilenos. Mas talvez ainda podemos ouvir um argumento trágico, como: Houve mais mortes no Haiti do que no Chile. Certamente, um não tem sequer um estado organizado, enquanto o outro é o país com melhor qualidade de vida da América Latina. Tá aí a diferença.

Veja a comparação dos índices sociais dos dois países:
Chile

IDH (2007) 0,878[1] (44º) – elevado
Expectativa de vida 78,6 anos (35º)
Mortalidade infantil 7,2/mil nasc. (43º)
Alfabetização 96,5% (62º)
Haiti

IDH (2007) 0,532[3] (149º) – médio
Expectativa de vida 60,9 anos (149º)
Mortalidade. infantil 48,8/mil nasc. (136º)
Alfabetização 54,8% (154º)
Veja, o tamanho da tragédia não se mede pelo amor que Deus tenha por um povo em detrimento de outro. Além disto, seu julgamento e ira é escatológico, e todos nós seremos peneirados segundo nossas obras. A dimensão da tragédia entre os dois países se explica pela estrutura social de ambos. E todos veem que nenhum deles escapou por ter mais cultos do que o outro. Aliás, terremotos acontecem por movimentos nas placas tectônicas, e não porque um lugar é mais protestante do que outro.

Os profetas da ira não interpretam o Antigo Testamento a partir do Novo Testamento. Uma regra básica demais para esses “exegetas” ignorarem. Se Deus seguisse a lógica desse povo, os primeiros lugares a afundarem seriam as igrejas evangélicas que comportam idolatria em seus cultos.

É isso. Sejamos prudentes.

***
Fonte: Teologia Pentecostal, via Púlpito Cristão compartilhado PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.