Por que acontecem as tragédias?

Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. (Jó 1:19-21)

Por André Sanchez no seu blog Esboçando Idéias

É difícil encontrar respostas concretas sobre os porquês das tragédias, como a que vivemos no Rio de Janeiro e também as vividas em outros países... Muitos, no desespero, buscam a todo custo achar os culpados. É fato que em muitas tragédias existem, sim, culpados, e estes devem ser punidos. Mas, será que as tragédias devem ser encaradas somente com o objetivo de achar culpados?

Deixando o pensamento de buscar culpados para trás, o que mais podemos fazer em meio as tragédias? É certo que as tragédias provocam sentimentos [e atitudes] que Deus gostaria que fizessem parte do nosso dia-a-dia. Vejo pessoas sendo voluntárias, colaborando, se doando, confortando, se colocando no lugar das outras, contribuindo financeiramente, orando, ficando disponíveis, exercitando a solidariedade...[amando o próximo]. Coisas essas que não vemos acontecer, [com frequência], no dia-a-dia.

As tragédias deveriam servir, [também], para aprendermos. Talvez Deus esteja querendo nos mostrar algo, nos chamar à atenção! Talvez o Senhor esteja gritando ao mundo para que, [as pessoas], olhem para Ele. Talvez, Deus esteja ensinando que o homem pode viver sem o egoísmo e, sem, a ambição desenfreada.

Talvez Deus esteja nos dando uma lição prática, nos mostrando o que devemos fazer da nossa vida... Talvez Deus queira mostrar aos governantes que eles devem agir com retidão, que devem honrar seus salários e buscar o bem das pessoas que integram a sociedade.

Talvez... Talvez... Talvez... Não posso fechar a questão aqui, pois sei que podem haver mais "propósitos" envolvidos nas tragédias. Mas acredito que devemos olhar os escritos claros de Deus e, através deles, buscar os "para quês" destes acontecimentos.

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.