Orkut se renova e apresenta a criação de 'círculos' de amizade

Grupos separados podem aumentar a privacidade dos usuários. Google afirma que rede social cresce 12% ao ano.

Organizar e interagir com grupos de amigos, com a família e com colegas de trabalho ao mesmo tempo, na mesma página e com mais privacidade. Este é o novo conceito do Orkut, uma das redes sociais mais populares do Brasil, apresentando pelo Google Brasil nesta terça-feira (24), na cidade de São Paulo. Agora, o site foca em apresentar círculos que podem ser criados pelo usuário para se comunicar de forma privada com sua rede de amizades, sem que internautas de outros grupos possam visualizar as mensagens, como ocorria nos ‘scraps’.


A novidade já está disponível para alguns usuários e, até o final da semana, deve estar aberta para toda a rede social, segundo a companhia. Diferente da mudança anterior, desta vez não é necessário convite para aderir ao novo formato. Porém, o usuário pode optar por navegar no site como era anteriormente.


De acordo com o Google, a mudança foi feita porque as pessoas possuem diversas personalidades e círculos de amizades durante o dia. Desse modo, o usuário compartilha informações e fotos apenas com o grupo de trabalho, no período da tarde, e com a família durante a noite, por exemplo. Com isso, o campo de compartilhamento ganha destaque na página inicial do Orkut, bem como as atualizações dos outros grupos criados pelo usuário.

Com a ideia “Você não é igual a toda hora. Por que na internet seria diferente?”, o Google produziu um vídeo especial para explicar o novo conceito. Confira no video abaixo:

“A essência do Orkut mudou. A ideia agora é ter vários círculos dentro da mesma rede social”, disse Vitor Ribeiro, diretor de produtos do Google Brasil. O Orkut, analisando cada amizade do internauta, ajuda com sugestões de grupos que podem ser criados.
Segundo o Google, o Orkut continua crescendo no Brasil. Desde novembro do ano passado, o site se tornou lucrativo e, em número de usuários, o Orkut cresce 12% ao ano. Hoje, a rede social tem mais de 52 milhões de usuários. E, semanalmente, mais de 200 milhões de fotos são enviadas e cerca de 6 bilhões são visualizadas.

Organização dos grupos
Os usuários têm a liberdade de criar, gerenciar e organizar grupos entre os amigos com os quais ele já está conectado, com a possibilidade de adicionar a mesma pessoa em mais de um grupo. A forma como o internauta nomeia cada círculo só pode ser visualizada por ele. Os outros amigos conseguem apenar ver quem também está copiado naquela conversa.

No momento do envio de um recado, o usuário pode, inclusive, deletar uma pessoa do grupo, caso não queira que ela receba certa mensagem. Acima da caixa de compartilhamento estão os principais círculos do internauta. Na seção de gerenciamento, é possível selecionar os grupos que o usuário considere mais importante.

Outra mudança na página inicial é a remoção da barra “o que há de novo”, onde ficavam os aniversários. Agora, os aniversariantes do dia aparecem na própria lista de atualizações. E a “sorte do dia”, que havia sido retirada na última alteração, está de volta.

Conceito
O novo conceito de rede social apresentado pelo Google nesta terça-feira (24) teve como princípio a ideia de que as pessoas estão usando serviços diferentes para separar seus círculos sociais.
“Quando uma rede social cresce, as pessoas perdem o controle do que é publicado e quem está vendo as informações”, disse Ribeiro. Esse é o motivo que leva os internautas a buscarem outras redes.
O Google apresentou como exemplo o caso de uma jovem que entra em uma rede social para se conectar com os amigos da faculdade. Logo depois, ela encontra os colegas de trabalho, assim como alguns familiares. Durante esse processo, ela deixa de publicar certas fotos porque não quer que o pai ou o chefe veja. Para aumentar a privacidade do usuário, o Orkut criou os círculos, permitindo que o internauta direcione ainda mais o conteúdo publicado.

***

Fonte: G1.com Tecnologia e Games

Um comentário:

  1. Faz tempo que não entro pra valer no orkut e perdi muito das mudanças, mas... Entrei hoje pra ver como estava e já tem uma nova lá. Aquela coisa de todo o mundo poder ver os recados que vc manda pra outras pessoas, já tá lá de novo!

    E agora mais essa que vc anuncia aqui!

    Se continuar desse jeito, eu não vou mais nem reconhecer o orkut! Só continuo lá por causa de alguns contatos que se recusam a migrar pro facebook!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.