Desafiando Gigantes (I Sm 16-17)

Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas cujo peso era de cinco mil siclos de bronze. Trazia caneleiras de bronze nas pernas e um dardo de bronze entre os ombros. A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança, de seiscentos siclos de ferro; e diante dele ia o escudeiro. Parou, clamou às tropas de Israel e disse-lhes: Para que saís, formando-vos em linha de batalha? Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça contra mim. Se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis nossos servos e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito. (I Samuel 17:5-11)

Por Diego Barros

Porque sentimos medo perante os “gigantes” que aparecem à nossa frente? Essa é uma pergunta que me faço sempre. E você como responderia a tal questionamento?! A Bíblia nos conta a história de um menino que foi mais corajoso do que todo um exército e derrotou o gigante que apareceu em sua frente. É sobre ele e sua história que iremos comentar agora.

O seu nome era Davi, filho mais novo de Jessé e tinha sete irmãos. Era também pastor de ovelhas. Foi escolhido dentre seus irmãos e ungido por Samuel. Era um exímio músico e tocava harpa como ninguém naquela época. Com certeza Davi era um escolhido de Deus!

O povo de Israel estava em perigo! Os Filisteus queriam tomar a sua terra e por isso Saul, o rei, ordenou que seu exército ficasse de prontidão, pois, a qualquer momento poderia surgir uma batalha. Daí dentre o exército dos filisteus surge um homem muito alto, a bíblia conta que ele tinha 2.90m de altura. Imagine você com um exército poderoso, e do nada no exército inimigo aparece um gigante para te enfrentar. Qual seria sua reação? O que você faria? Enfrentar ou fugir?
Golias desafiou o exército israelita: Que o rei enviasse um representante, para que lutasse homem a homem com ele. Caso ele fosse derrotado e morto, os filisteus seriam escravos dos israelitas; mas, se Golias vencesse e o matasse, os israelitas seriam escravos dos filisteus. Quando Saul e seus soldados ouviram isso ficaram apavorados. Durante quarenta dias Golias desafiou os israelitas todas as manhãs e todas as tardes.

Os três filhos mais velhos de Jessé tinham ido com Saul para a guerra. O primeiro se chamava Eliabe, o segundo, Abinadabe, e o terceiro, Siméia. Um dia Jessé disse a Davi para levar dez quilos de trigo e dez pães para os seus irmãos que estavam no acampamento. Na manhã seguinte, Davi se levantou cedinho, deixou uma pessoa tomando conta das ovelhas, pegou os mantimentos e foi levá-los, conforme seu pai havia mandado. Ele chegou ao acampamento justamente na hora em que os israelitas, soltando o seu grito de guerra, estavam saindo a fim de se alinhar para a batalha. Davi deixou os mantimentos com um oficial do exército e foi atrás de seus irmãos falar com eles e perguntar se estavam bem. Enquanto Davi falava com eles, Golias avançou e desafiou os israelitas novamente. Foi aí que Davi escutou.

A Bíblia nos conta que quando os israelitas se depararam com Golias ficaram amedrontados! Os filisteus zombavam do povo israelita dizendo que quem matasse Golias ganharia uma enorme recompensa. Então Davi perguntou aos soldados que estavam perto dele: - Qual será o prêmio ao homem que matar esse filisteu e livrar Israel desta vergonha? E quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo? (1 Sm 17:26).

Davi vendo que os israelitas não iriam lutar com o gigante se ofereceu para enfrentá-lo. Você acha que essa coragem veio dele? Você acha que ele seria capaz de derrotar o gigante sozinho!? Davi conta a Saul que já havia matado um leão e um urso quando estes foram atacar as ovelhas que ele tomava conta, e, que ele iria fazer o mesmo com aquele gigante filisteu que tinha desafiado o exército do Deus vivo. “O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. - Pois bem! - respondeu Saul. - Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você!” (1 Sm 17:37)

Saul deu sua própria armadura para ajudar Davi. Davi prendeu a espada num cinto sobre a armadura e tentou andar. Pobre menino, não saiu nem do lugar! Então ele decidiu não usar nenhuma armadura, couraça ou capacete! A Bíblia ainda nos conta que ele Pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias. (1 Sm 17:40).

Golias vendo a Davi caçoou dele, pois, não passava de um menino de boa aparência, dizendo que daria o corpo dele as aves e aos animais para dele comerem. A resposta de Davi vem nos versículos posteriores: “Davi respondeu: - Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus,e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos. Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi, e Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele. Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram.” (1 Sm 17:45-51)

Contemplem irmãos, que coragem teve aquele menino! Um exemplo de uma fé inabalável no Deus vivo! Ele derrotou o gigante com uma simples pedrada na testa! Torno a perguntar a vocês a mesma coisa do começo do texto: - Porque sentimos medo perante os “gigantes” que aparecem à nossa frente? Temos um Deus vivo que nos ama, nos ajuda, nos ampara e que luta por nós! O Deus onipotente dos exércitos! O mesmo Deus que ajudou Davi a derrotar o gigante daquela época, pode nos ajudar hoje. Basta nos colocarmos no centro da vontade D’Ele e o Pai nos honrará!

Que estejamos prontos a enfrentar qualquer gigante à nossa frente não importa qual seja o nosso tamanho, nossa etnia ou até mesmo a nossa força física. Dor, morte, angústia, perda, traição, nada disso tem vez perante o Deus que nos livra nos faz mais do que vencedores! Que tenhamos a mesma fé que Davi teve no Deus vivo! Ele desafiou o gigante sem arma alguma em nome do Senhor e foi vitorioso!

Louvado seja o nome do Senhor que vive e reina para todo sempre!
***

Fonte: Texto de autoria do irmão Diego da Silva Barros - Os versos de I Samuel 17:5-11 que aparecem no topo deste devocional não fazem parte do original, foram incluidos pelo PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.