A minha crença sobre o milênio


Em mais essas rápidas considerações sobre o Milênio, começo tratando das controvérsias que este assunto envolve. Há, pelo menos, quatro posições diferentes a respeito dessa doutrina: Os Amilenistas, os Pós-milenistas, os Pré-milenistas históricos e os Pré milenistas dispensacionalistas.

Amilenistas

Os Amilenistas não acreditam na literalidade desse período. Entendem-no como um longo período, sem número de anos determinado, que começou no início da Era Cristã e deverá estender-se até a volta de Jesus, e se refere à habitação de Cristo no coração dos crentes.

Pós-milenistas

Os Pós-milenistas são pela opinião de que o milênio será na terra e acontecerá antes da segunda vinda de Jesus Cristo. Será um período de paz e prosperidade material e espiritual, segundo crêem.

Pré-milenistas

Os Pré-milenistas históricos entendem que o milênio acontecerá por ocasião da volta de Cristo, mas será na terra.

Os Pré-milenistas dispensacionalistas têm alguma semelhança com os Pré milenistas históricos, mas dividem a vinda de Cristo em dois momentos: No primeiro, ele arrebatará a igreja; no segundo (sete anos depois do primeiro), ele arrebatará aqueles que se converteram durante os sete anos. Entendem ainda os Pré-milenistas dispensacionalistas que, nos sete anos já referidos, ocorrerá “a grande tribulação”, sendo que a segunda metade dessa semana de anos será marcada pelo reinado do anticristo, conforme interpretam Dn 9:26-27. Esse período, dizem, corresponde à última das setenta semanas mencionadas em Dn 9:26-27. Durante esse tempo, os judeus, agora convencidos de que Jesus é mesmo o Messias que esperavam, e, com eles, muitos gentios, se converterão em massa. Jesus, então, restaurará o povo de Israel e estabelecerá o milênio na terra, onde passará a reinar a partir de Jerusalém.

O que penso e creio sobre o Milênio:

A minha crença sobre o milênio é de que terá início com a segunda vinda de Cristo e não será na terra, mas no céu. Foi para o céu, o lugar onde Deus está (Mt 6:9), que Jesus prometeu levar seus seguidores. Veja, em sua Bíblia, Jo 14:1-3; 1 Ts 4:17; Ap 20:6. A Escritura não deixa dúvidas quanto ao tempo da primeira ressurreição. Ela acontecerá por ocasião da volta de Jesus (1 Co 15:33). É só a partir daí que os salvos começarão a reinar com Cristo (Ap 20:6). Primeiramente, durante o milênio, no céu, e, depois disto, na terra (Ap 21:1-2), onde o próprio Deus morará com os salvos (Ap 21:3).

Creio, através das Escrituras Sagradas, que, no início do milênio, Satanás será aprisionado e assim ficará, durante todo esse tempo (Ap 20:1-2). A Escritura diz que ele foi lançado no abismo. Porém, mesmo não sendo acorrentado e confinado a um espaço geográfico qualquer, ele estará circunstancialmente impedido de executar seus maldosos planos, porque não contará com mais ninguém na terra a quem possa influenciar, porque, depois da volta do Senhor, a terra estará desolada e completamente vazia (Is 24:1). Após o retorno de Cristo, os salvos estarão com ele no céu; os não salvos mortos não ressuscitarão (Ap 20:5), e os não salvos vivos morrerão (Jr 25:33).

Mil anos no céu é o tempo de paz e de descanso que Deus reservou para aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e a ele permaneceram leais até ao fim. E este é apenas o começo da eternidade. A Escritura afirma que os salvos serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos (Ap 20:4, última parte).

Vivamos, pois, de tal maneira que, quer pela ressurreição, quer pela transformação, possamos alcançar esse tempo de bem-aventurança. E não nos esqueçamos: Só aqueles que permanecerem fiéis serão poupados e salvos naquele dia.


Fonte:
Departamento de Educação Cristã
Paulo Cesar Amaral

Mais textos sobre o Milênio:

  1. As Ressurreições: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/as-ressurreicoes.html
  2. O que a Bíblia Ensina sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/o-que-biblia-ensina-sobre-o-milenio.html
  3. A Minha Crença Sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/minha-crenca-sobre-o-milenio.html
  4. A Vinda de Jesus: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/vinda-de-jesus.html

5 comentários:

  1. PcAmaral, parece que seu entendimento sobre o assunto não se encaixa nas demais correntes, ao menos nas quatro apresentadas. É uma interpretação interessante, em especial, ao destacar o papel da Terra na Eternidade - realidade para a qual, boa parte dos cristãos de nossos dias se fechou (pensam que a terra será banida, deixado ao esquecimento, etc).

    Como pósmilenista, não concordo com um milênio "no céu", mas, como disse, gostei do lugar reservado para a terra em sua interpretação.

    Quanto a sua visão, penso que faltou explicar o que acontecerá, depois do milênio, e já na Eternindade (se compreendi corretamente sua posição), quando Satanás for solto novamente.

    Um abraço; paz e bem!
    blog 'Olhar Reformado'

    ResponderExcluir
  2. Marcelo

    A Paz do Senhor!

    Obrigado pela visita e pelo comentário no PC@maral.

    O texto anterior a este artigo é um resumo sobre minha crença sobre o milênio

    http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/o-que-biblia-ensina-sobre-o-milenio.html

    ResponderExcluir
  3. Creio que me encaixaria nesse grupo dos Pré-milenistas Sensacionalistas. Mas preciso me aprofundar mais no assunto, ler e meditar na Palavra e esperar que Deus me revele sobre esse assunto.
    Não obstante, creio que nós não devemos nos preocupar tanto em como se sucederão esses acontecimentos, e sim estarmos preparados e, como o texto do final menciona, Fiéis SEMPRE!

    No mais, fique na Paz!
    @paula_francis
    http://querocontagiar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Igreja Batista Peniel

    A Paz do Senhor!

    Concordo plenamente com o final de seu comentário

    "não devemos nos preocupar tanto em como se sucederão esses acontecimentos, e sim estarmos preparados e, como o texto do final menciona, Fiéis SEMPRE!"

    O meu pastor, [que não é o atual de minha igreja, já que muda de quatro em quatro anos, e eu o considero como meu pai na fé] dizia a mesma coisa: "Não se preocupem com isso, de como irá suceder, mas fiquem atentos a palavra de Deus e aos sinais dados pelo Senhor Jesus e esforcem-se para terem seus nomes escritos no Livro da Vida e mantenham-se fiéis até o fim.

    Que Deus nos ajude e nos abençoe!

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor!

    Achei muito interessante sua interpretação do milênio. Eu nunca havia pensado nessa possibilidade. Você já havia lido algo nesse sentido, ou é revelação direta de Deus mesmo?

    Realmente, subiremos ao encontro do Senhor nos ares para depois retornarmos com ele para vivermos em uma nova terra. Sua interpretação nos diz o tempo que estaremos com ele no céu, os mil anos. Faz muito sentido.

    Estarei estudando melhor sua tese e apresentando aos meus amigos pastores. Parabéns pela coragem de expor seu pensamento, que não se enquadra em nenhum padrão teológico. Quem sabe será uma quinta posição: o céu-milenismo. É uma sugestão, quem sabe?

    Um forte abraço, na paz do Senhor Jesus!

    P.s.: Por incrível que pareça, sonhei nesta noite passada que eu conversava pessoalmente com você. Algo estranho, pois nunca nos vimos. Daí agora leio este artigo, que despertou tanto meu interesse. Creio que pode ser uma confirmação de Deus. Que o Senhor continue lhe usando como seu instrumento de bênçãos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.