A minha crença sobre o milênio
Em mais essas rápidas considerações sobre o Milênio, começo tratando das controvérsias que este assunto envolve. Há, pelo menos, quatro posições diferentes a respeito dessa doutrina: Os Amilenistas, os Pós-milenistas, os Pré-milenistas históricos e os Pré milenistas dispensacionalistas.
Amilenistas
Os Amilenistas não acreditam na literalidade desse período. Entendem-no como um longo período, sem número de anos determinado, que começou no início da Era Cristã e deverá estender-se até a volta de Jesus, e se refere à habitação de Cristo no coração dos crentes.Pós-milenistas
Os Pós-milenistas são pela opinião de que o milênio será na terra e acontecerá antes da segunda vinda de Jesus Cristo. Será um período de paz e prosperidade material e espiritual, segundo crêem.Pré-milenistas
Os Pré-milenistas históricos entendem que o milênio acontecerá por ocasião da volta de Cristo, mas será na terra.Os Pré-milenistas dispensacionalistas têm alguma semelhança com os Pré milenistas históricos, mas dividem a vinda de Cristo em dois momentos: No primeiro, ele arrebatará a igreja; no segundo (sete anos depois do primeiro), ele arrebatará aqueles que se converteram durante os sete anos. Entendem ainda os Pré-milenistas dispensacionalistas que, nos sete anos já referidos, ocorrerá “a grande tribulação”, sendo que a segunda metade dessa semana de anos será marcada pelo reinado do anticristo, conforme interpretam Dn 9:26-27. Esse período, dizem, corresponde à última das setenta semanas mencionadas em Dn 9:26-27. Durante esse tempo, os judeus, agora convencidos de que Jesus é mesmo o Messias que esperavam, e, com eles, muitos gentios, se converterão em massa. Jesus, então, restaurará o povo de Israel e estabelecerá o milênio na terra, onde passará a reinar a partir de Jerusalém.
O que penso e creio sobre o Milênio:
A minha crença sobre o milênio é de que terá início com a segunda vinda de Cristo e não será na terra, mas no céu. Foi para o céu, o lugar onde Deus está (Mt 6:9), que Jesus prometeu levar seus seguidores. Veja, em sua Bíblia, Jo 14:1-3; 1 Ts 4:17; Ap 20:6. A Escritura não deixa dúvidas quanto ao tempo da primeira ressurreição. Ela acontecerá por ocasião da volta de Jesus (1 Co 15:33). É só a partir daí que os salvos começarão a reinar com Cristo (Ap 20:6). Primeiramente, durante o milênio, no céu, e, depois disto, na terra (Ap 21:1-2), onde o próprio Deus morará com os salvos (Ap 21:3).Creio, através das Escrituras Sagradas, que, no início do milênio, Satanás será aprisionado e assim ficará, durante todo esse tempo (Ap 20:1-2). A Escritura diz que ele foi lançado no abismo. Porém, mesmo não sendo acorrentado e confinado a um espaço geográfico qualquer, ele estará circunstancialmente impedido de executar seus maldosos planos, porque não contará com mais ninguém na terra a quem possa influenciar, porque, depois da volta do Senhor, a terra estará desolada e completamente vazia (Is 24:1). Após o retorno de Cristo, os salvos estarão com ele no céu; os não salvos mortos não ressuscitarão (Ap 20:5), e os não salvos vivos morrerão (Jr 25:33).
Mil anos no céu é o tempo de paz e de descanso que Deus reservou para aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e a ele permaneceram leais até ao fim. E este é apenas o começo da eternidade. A Escritura afirma que os salvos serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos (Ap 20:4, última parte).
Vivamos, pois, de tal maneira que, quer pela ressurreição, quer pela transformação, possamos alcançar esse tempo de bem-aventurança. E não nos esqueçamos: Só aqueles que permanecerem fiéis serão poupados e salvos naquele dia.
Fonte:
Departamento de Educação Cristã
Paulo Cesar Amaral
Mais textos sobre o Milênio:
- As Ressurreições: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/as-ressurreicoes.html
- O que a Bíblia Ensina sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/o-que-biblia-ensina-sobre-o-milenio.html
- A Minha Crença Sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/minha-crenca-sobre-o-milenio.html
- A Vinda de Jesus: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/vinda-de-jesus.html