TERROR NO RIO: Perguntas que não querem calar

Por Hermes C. Fernandes

Por que os mesmos líderes evangélicos que durante a campanha eleitoral vieram a público defender seu posionamento contra o homossexualismo e o aborto ainda não se manifestaram quanto ao campo de batalha em que se tornou o Rio de Janeiro?

Por que muitos pastores estão mais preocupados em ter que cancelar seus cultos do que propriamente com o bem-estar de seus membros?

Por que muitos crentes preferem aludir ao fim do mundo como justificação para a situação em que chegou nossa cidade? Será que teremos um Apocalipse Carioca? E o que tem acontecido no Iraque e em outros lugares de conflito no mundo seria o quê? Não seria este um argumento escapista? Nunca houve conflitos como esse em outras épocas? Se o que está acontecendo no Rio é um sinal dos tempos, o que teria sido a segunda guerra mundial?

Por que a presença maciça da igreja evangélica na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão e em outras comunidades dominadas pelo tráfico não tem sido capaz de reverter o quadro? Seria isso fruto de uma mensagem escapista?

Por que há tantos filhos de crentes envolvidos no crime? Até onde a teologia da prosperidade teria responsabilidade no aumento da criminalidade, uma vez que supervaloriza a posse de bens materiais?

Por que tantos crentes acham que as coisas podem ser resolvidas através de algum tipo de marcha ou manifestação pública? E quanto àqueles que acreditam no poder de atos proféticos?

Por que a polícia permitiu que os bandidos fugissem para o complexo do alemão? Por que o poder público resolveu invadir duas grandes favelas na Zona Norte do Rio, e não a Rocinha? Seria por ser na Zona Sul, próximo de onde moram os governantes, seus amigos e familiares?

Por que parte da população parece desejar um derramamento de sangue em vez da prisão e julgamento dos criminosos?

Por que os governantes gostam de posar de heróis como se eles mesmos não tivessem responsabilidade pelo aumento da criminalidade nos últimos anos? Onde eles estavam enquanto a cidade se favelava? Será que alguns deles seriam também usuários de drogas? E seus filhos?

De onde vêm as ordens capazes de unir facções arquiinimigas para aterrorizar o Estado do Rio? Se vêm dos líderes dessas facções que estão atrás das grades, quem as facilita? Como teriam acesso a celulares se estão em presídios de segurança máxima?

De onde vêm as armas pesadas usadas pelo traficantes? Quem facilita sua entrada no País? Quem estaria por trás de tudo isso? Quais as motivações, interesses e intenções inconfessáveis que não são reveladas pela Mídia? Quem coloca a arma na mão do bandido? Quem financia o crime? Não seriam muitas das mãos que agora aplaudem a tomada da Vila Cruzeiro?

A teologia que abraçamos nos faz pessoas mais compassivas ou ufanistas? Nos aliena ou nos impulsiona em favor do outro? De que lado nos colocamos, do Poder Público, dos bandidos ou da população indefesa?

Se você gostaria de sugerir mais alguma pergunta ou responder a algumas das que estão expostas aqui, poste um comentário. Perguntar não ofende... ou será que ofende?
***

Fonte: Hermes Fernandes

16 comentários:

  1. Muito interessante mesmo essas colocaçoes, realmente suas perguntas sao muito pertinentes
    Fico as vezes com mais algumas perguntas tipo por que pastores donos de igrejas viajam tanto, ficam hospedados em carissimos hoteis, gastam milhares de reais em seus castelos , seus filhos geralmente estudam em colegios carissimos ou no exterior , enquanto a membresia geralmente nao tem as mesmas condiçoes do que os gerentes de igrejas

    Por que eles lotam churrascarias e pizzarias e nao dao o minimo para os favelados ou melhor dao sim quando sugam os dizimos deles nao querendo saber se os caras estao com agua ou luz para cortar
    Por que será que nunca vimos tirar ofertas em igrejas ou dos dizimos serems distribuidos aos irmaos nescessidatos uma %

    ResponderExcluir
  2. Mas vamos lá responder algumas das suas interrogaçoes!
    1) paragrafo:
    Por que muitos pastores estão mais preocupados em ter que cancelar seus cultos do que propriamente com o bem-estar de seus membros?
    RESPOSTA a maioria nao se importa mesmo , a maioria só se importa com $ o dizimo ou os templos cheios

    ResponderExcluir
  3. 2º ) paragrafo

    Por que muitos crentes preferem aludir ao fim do mundo como justificação para a situação em que chegou nossa cidade? Será que teremos um Apocalipse Carioca? E o que tem acontecido no Iraque e em outros lugares de conflito no mundo seria o quê? Não seria este um argumento escapista? Nunca houve conflitos como esse em outras épocas? Se o que está acontecendo no Rio é um sinal dos tempos, o que teria sido a segunda guerra mundial?


    RESPOSTA: falta de biblia mesmo e ensinos distorcidos

    ResponderExcluir
  4. Por que a presença maciça da igreja evangélica na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão e em outras comunidades dominadas pelo tráfico não tem sido capaz de reverter o quadro? Seria isso fruto de uma mensagem escapista?


    RESPOSTA: muito cristiansmo nominal e tambem a fe nao e de todos para cada pessoa que sai do trafico ou das drogas entram mais umas mil inclusive essa sociedade PODRE dos palyboyzinhos CASAS noturnas ,medicos advogados etc ,vejamos o caso do advogado do goleiros bruno ! QUE MOTIVOS ESSE CARA TERIA para entrar no cracdk?

    ResponderExcluir
  5. Por que há tantos filhos de crentes envolvidos no crime? Até onde a teologia da prosperidade teria responsabilidade no aumento da criminalidade, uma vez que supervaloriza a posse de bens materiais?


    RESPOSTA : filho de crente nao e crentinho , pode ate ser cretino mas nao temos garantias dos filhos seguirem seus pais ou seus passos , isso esta ate na biblia , varios homens que foram servos fies mas os filhos entraram pelo caminho mais facil

    ResponderExcluir
  6. Por que tantos crentes acham que as coisas podem ser resolvidas através de algum tipo de marcha ou manifestação pública? E quanto àqueles que acreditam no poder de atos proféticos?


    RESPOSTA: o motivo de acreitarem nisso e uma droga que eles oferecem aos crentes chamada de falso evangelho que uma simples palavra decretando isso ou aquilo vai acontecer, igual esse pessoa que AMARRA DEMONOS TODOS os dias e no outro dia ja estao soltos , QUEM OS SOLTA ?

    ResponderExcluir
  7. Por que a polícia permitiu que os bandidos fugissem para o complexo do alemão? Por que o poder público resolveu invadir duas grandes favelas na Zona Norte do Rio, e não a Rocinha? Seria por ser na Zona Sul, próximo de onde moram os governantes, seus amigos e familiares?


    RESPOSTA: as entrevistas dizem que foi estrategia kkkk mas pelo menos agora esse governador esta fazendo alguma coisa

    ResponderExcluir
  8. Por que a polícia permitiu que os bandidos fugissem para o complexo do alemão?

    particularmente ja troquei tiros com bandidos e nao e assim tao facil ACREDITO que a policia vai subir la mas com estrategias e mandar ver nesses elementos

    ResponderExcluir
  9. De onde vêm as armas pesadas usadas pelo traficantes? Quem facilita sua entrada no País? Quem estaria por trás de tudo isso? Quais as motivações, interesses e intenções inconfessáveis que não são reveladas pela Mídia? Quem coloca a arma na mão do bandido? Quem financia o crime? Não seriam muitas das mãos que agora aplaudem a tomada da Vila Cruzeiro?


    o prefeito de nova york despediu mais de 8 mil policiais e iniciou uma nova policia por la mas a questao e muito complexa quem esta acostumado a viver com muita grana nao abre maos mesmo que seja com mortes de inocentes

    ResponderExcluir
  10. essa questao da corrupçao infelizmente esta ate dentro das igrejas milhares de pastores corruptos que vendem um evangelho barato imagine ai no meio impio ?

    ResponderExcluir
  11. A teologia que abraçamos nos faz pessoas mais compassivas ou ufanistas? Nos aliena ou nos impulsiona em favor do outro? De que lado nos colocamos, do Poder Público, dos bandidos ou da população indefesa?



    RESPOSTA: INFELIZMENTE O EVANGELHO DOS EVANGELICOS nao e o evangelho de jesus , basta ver o que os crentes e pastores fazem , preferem dar gana para seus palacetes do que para pessoas carentes

    ResponderExcluir
  12. "Por que parte da população parece desejar um derramamento de sangue em vez da prisão e julgamento dos criminosos? "
    SIMPLES MEU IRMÃO BLOGUEIRO! PORQUE A JUSTIÇA NÃO FUNCIONA!PARA ELES É MELHOR VER O SANGUE DE TRAFICANTES DERRAMADO NO ALTO DO MORRO DO QUE VER SEUS FILHOS ATINGIDOS POR BALAS PERDIDAS QUASE TODOS OS DIAS, SEM QUE AS AUTORIDADES FAÇAM NADA.

    ResponderExcluir
  13. e O SEU PROBLEMA É QUE NAO GOSTA DE EVANGELICOS SE NAO FOSSEM ELES AQUELE LUGAR ESTARIA COM MAIS BANDIDOS E DEPOIS SE FOSSE VOCE MORANDO NA FAVELA ACHO QUE NAO FICARIA QUESTIONANDO ESTARIA OLHA A FELICIDADE DAS PESSOAS SAO LIVRES DO TERROR QUE ASSOMBRAVAM SUAS VIDAS

    ResponderExcluir
  14. SE VOCE MORASSE LA
    V CALARIA SUA BOCA DIANTE DO QUE QUE ESTA DIZENDO VOCE DEVE MORAR EM UM BELO BAIRRO BEM LONGE DA REALIDADE INFELIZMENTE NAO CONHECE

    ResponderExcluir
  15. SIMPLES MEU IRMÃO BLOGUEIRO! PORQUE A JUSTIÇA NÃO FUNCIONA!PARA ELES É MELHOR VER O SANGUE DE TRAFICANTES DERRAMADO NO ALTO DO MORRO DO QUE VER SEUS FILHOS ATINGIDOS POR BALAS PERDIDAS QUASE TODOS OS DIAS, SEM QUE AS AUTORIDADES FAÇAM NADA. (2)

    ResponderExcluir
  16. justiça corrupta e varias brechas nas leis COMO PODE assassinos e traficantes da cadeia em menos de 5 anos ?

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.