O verdadeiro Guia

“...refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça, por amor de seu nome.” Salmo 23:3.

O verdadeiro Guia
Por Fernando do Santos Duarte

Acredito que um dos momentos mais difíceis  da vida de um ser humano é o de tomar alguma decisão, já que certas resoluções vão modificar todo o curso de uma vida. Todos nós já nos deparamos com situações em que não sabíamos qual a decisão mais acertada a tomar. Geralmente, os momentos de indecisão geram medo, ansiedade e angústia, pois todos nós queremos ser bem sucedidos em nossas escolhas. São tantas as situações em que temos que resolver algo de extrema importância, que às vezes não sabermos ao certo qual caminho tomar. No entanto, podemos desde já afirmar que toda a vida de sucesso verdadeiro tem de ser planejada em primeiro lugar, por Deus. Dessa forma, a Bíblia Sagrada sempre pode nos auxiliar quando precisarmos decidir sobre a nossa vida e nosso futuro.

A Palavra de Deus é a principal maneira que Deus usa para nos dirigir dentro da sua vontade. Ela nos foi dada para o nosso aprendizado, para a nossa correção e também para a nossa educação em justiça (2 Timóteo 3:14-17). Ao lermos a Bíblia vamos tomando conhecimento daquilo que Deus quer realizar em nossas vidas. Da mesma maneira, para tomarmos decisões que irão ser benéficas, devemos estar dispostos a obedecer a Deus mantendo-nos dentro dos limites da vontade já revelada de Cristo por intermédio da Sua Palavra. Pois as orientações nas Escrituras são totalmente seguras. Outro dado importante para se tomar uma decisão é pedir sabedoria a Deus por meio da oração.

A sabedoria é a capacidade de se fazer uso do conhecimento, é a aplicação deste último. Com relação a esse aspecto, precisamos sempre pensar bem e não agirmos por impulsos, avaliando as conseqüências de cada decisão. Por isso, devo buscar a Deus para que Ele me conceda essa capacitação: a de utilizar o meu conhecimento da melhor maneira possível. De forma semelhante, também tenho que descansar na soberana providência de Deus. Às vezes não importa o quanto nos esforcemos, as coisas acabam não saindo como planejamos. Por isso, é importante confiar no cuidado de Deus para com as nossas vidas. A nossa convicção deve ser a de que Ele tem um projeto para as nossas vidas, e de que cada circunstância da nossa caminhada pode contribuir para a concretização do plano de Deus para cada um de nós.

Observamos que Deus nos orienta por meio da utilização correta da Bíblia, pela nossa disposição em obedecê-lo, pela oração, por sabedoria e pela sua providência. Mas, é possível fazer tudo isso e mesmo assim continuar com certas dúvidas sobre uma determinada decisão.

Neste caso, podemos sempre estar certos de que em todos os momentos Deus cuida de nós!!!
***

Fonte: Devocional de autoria do Pastor Fernando do Santos Duarte para o Sou da Promessa compartilhado no PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.