Como ser testemunha de Cristo em um mundo plurireligioso?

Diante de um crescente cenário de conflitos interreligiosos, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso (CPDI) e a Aliança Evangélica Mundial (AEM) - três grandes organizações cristãs que representam quase 90% dos cristãos em todo o mundo - publicaram no fim de junho o documento “O Testemunho Cristão num Mundo de Pluralismo Religioso: Recomendações sobre a Prática do Testemunho”.

Ao longo dos últimos cinco anos, as três organizações fizeram uma série de consultas a fim de elaborar em comum acordo recomendações práticas para o comportamento missionário dos cristãos, especialmente em contextos de conflitos interreligiosos.

O texto diz que “este documento não pretende ser uma declaração teológica sobre missão, mas sim levantar os problemas práticos associados ao testemunho cristão em um mundo plurireligioso”.

"Nos últimos cinco anos nós construímos uma nova ponte", disse o secretário geral da AEM, Geoff Tunnicliffe. "Esse documento representa uma conquista significativa", explicou, porque é um acordo formal sobre "a essência da missão cristã" e também mostra que várias organizações cristãs "podem falar e trabalhar juntas." A publicação do texto é um "momento histórico" na busca pela unidade dos cristãos, lembrou.

Com ênfase na prudência e no respeito, e com base no exemplo de Jesus Cristo, o documento traz 12 princípios para o testemunho cristão. São eles:
1. Atuar no amor de Deus
2. Imitar a Jesus Cristo
3. Praticar as virtudes cristãs
4. Atuar com justiça e amar a misericórdia
5. Discernimento a respeito dos ministérios de cura
6. Repúdio à violência
7. Liberdade de religião e crença
8. Respeito e solidariedade mútuos
9. Respeito a toda pessoa
10. Renunciar o falso testemunho
11. Zelar pelo discernimento pessoal
12. Construir relações interreligiosas

O documento ainda não foi traduzido para o português, mas o leitor pode acessá-lo em espanhol AQUI.

Testimonio cristiano en un mundo de pluralismo religioso

Tradução do espanhol para português pelo Google Tradutor
 
Testemunho cristão em um mundo de pluralismo religioso
Recomendações sobre a prática da testemunha

Introdução

A missão é parte do próprio ser da Igreja. Proclamando a Palavra de Deus e testemunho para o mundo é essencial para todos os cristãos. Ao mesmo tempo, é necessário seguir os princípios do Evangelho, no pleno respeito e amor por todos os seres humanos.

Ciente das tensões entre as pessoas e comunidades de diferentes crenças religiosas, e interpretações diferentes do testemunho cristão, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso (PCDI), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e, a convite do CMI, o Aliança Evangélica Mundial (WEA) reuniu-se várias vezes durante um período de cinco anos para refletir e preparar este documento faz recomendações sobre como implementar o testemunho cristão no mundo. Este documento não é concebido como uma declaração teológica sobre a missão, mas de criar problemas práticos associados com o testemunho cristão em um mundo multi-religioso.

O objetivo deste trabalho é encorajar igrejas, conselhos de igrejas e agências missionárias para refletir sobre as práticas atuais e fazer uso das recomendações contidas neste documento para formular, se necessário, as orientações considerar adequado para testemunho e missão entre os crentes das diversas religiões e entre aqueles que não professam nenhuma religião. Esperamos que os cristãos ao redor do mundo para estudar este documento à luz de suas práticas quando se trata de testemunhar sua fé em Cristo em palavras e atos.


A base para o testemunho cristão

1. Para os cristãos é um privilégio e uma alegria para dar conta da esperança que está neles e fazê-lo com "mansidão e respeito" (cf. 1 Pedro 3:15).

2 Jesus Cristo é o testemunho supremo (ver João 18:37). Testemunho cristão é sempre compartilhando seu testemunho, que assume a forma de proclamação do Reino, serviço ao próximo e ao dom total de si mesmo que o ato de dar leva à cruz. Da mesma forma que o Pai enviou seu Filho no poder do Espírito Santo, os crentes são enviados em missão de dar testemunho em palavras e atos o amor do Deus trino.

3 O exemplo eo ensinamento de Jesus Cristo e da Igreja primitiva devem orientar a missão cristã. Por dois milênios, os cristãos têm tentado agir de acordo com Cristo, dando uma boa notícia do Reino de Deus (ver Lucas 4:16-20).

4 testemunho cristão num mundo pluralista inclui o compromisso de dialogar com os crentes de diferentes religiões e culturas (veja Atos 17:22-28).

5 Em alguns contextos, viver e anunciar o evangelho é difícil, muitos obstáculos e pode até ser proibida. No entanto, os cristãos receberam o mandamento de Cristo para continuar fiel testemunha em solidariedade uns com os outros (ver Mateus 28:19-20, Marcos 16:14-18, Lucas 24:44-48, João 20:21 , Atos 1:8).

6 Se os cristãos usam métodos inadequados para realizar suas funções, sob coação ou engano, eles estão traindo o Evangelho e causar sofrimento aos outros. Para esses desvios são chamados ao arrependimento e nos lembram da necessidade de graça infinita de Deus (cf. Romanos 3:23).

7 Os cristãos afirmam sua responsabilidade de dar testemunho de Cristo, mas eles sabem que a conversão é, em última análise do Espírito Santo (ver João 16:7-9, Atos 10:44-47). Eles reconhecem que o Espírito sopra onde quer, de forma que nenhum ser humano pode controlar (ver João 3:8).


Principios

Os cristãos são chamados a respeitar os seguintes princípios no cumprimento da ordem de Cristo de forma adequada, particularmente em contextos inter-religioso.

1. Atuando no amor de Deus. Os cristãos acreditam que Deus é a fonte de todo amor e, portanto, são chamados, em seu depoimento a viver uma vida de amor e de amar o próximo como a si mesmos (ver Mateus 22:34-40, João 14:15) .

2. Para imitar Jesus Cristo. Em todos os aspectos da vida e, especialmente, em seu depoimento, os cristãos são chamados a seguir o exemplo e os ensinamentos de Jesus Cristo, partilhando o seu amor, para glorificar e honrar a Deus o Pai no poder do Espírito Santo (ver João 20:21-23).

3. Virtudes cristãs. Os cristãos são chamados a agir com integridade, caridade, compaixão e humildade, e para superar toda a arrogância, condescendência e atitude de desprezo (veja Gálatas 5:22).

4. Ações de serviço e de justiça. Os cristãos são chamados a agir com justiça e amar a misericórdia (veja Miquéias 6:8). Eles também são chamados para servir aos outros e ao fazê-lo a reconhecer Cristo no menor dos seus irmãos e irmãs (veja Mateus 25:45). As ações de serviços, como garantir a educação, saúde, serviços de emergência e ações para a justiça e defender os direitos dos outros, são parte do testemunho do Evangelho. A exploração da pobreza e da necessidade não tem lugar na ação cristã. Os cristãos devem denunciar todas as formas de sedução e abster-se de cair em seus atos de serviço, incluindo incentivos e recompensas financeiras.

5. Visão sobre os ministérios de cura. Como parte de seu testemunho do Evangelho, ministérios cristãos exercício de cura. Eles são chamados a ser capaz de discernimento para implementar esses ministérios, respeitando plenamente a dignidade humana, e garantir que eles não sejam explorados a vulnerabilidade das pessoas e suas necessidades para a cura.

6. Rejeição da violência. Os cristãos são chamados a rejeitar todas as formas de violência, seja ela psicológica social, incluindo o abuso de poder, em seu depoimento. Eles também devem rejeitar a discriminação, violência e repressão por qualquer autoridade religiosa ou secular, no estupro, particular e destruição de lugares de culto, símbolos e textos sagrados.

7. Liberdade de religião e crença. Liberdade religiosa, incluindo o direito de professar, praticar, propagar uma religião ou crença e de mudar de religião publicamente deriva da dignidade da pessoa humana está enraizada na criação dos seres humanos à imagem de Deus (ver Gênesis 1:26). Assim, todos os seres humanos têm os mesmos direitos e responsabilidades. Quando uma religião é instrumentalizada para fins políticos, ou quando há uma perseguição a religiosos, os cristãos são chamados a dar testemunho profético de denunciar tais ações.

8. Respeito mútuo e solidariedade. Os cristãos são chamados a comprometer-se a trabalhar com todos no respeito mútuo, promovendo junto a justiça, a paz eo bem comum. Cooperação inter-religiosa é uma dimensão chave deste compromisso.

9. Respeito todo mundo. Cristãos reconhecem que os desafios do Evangelho e as culturas enriquece. Embora o Evangelho pôr em causa alguns aspectos da cultura, os cristãos são chamados a respeitar todas as pessoas. Os cristãos também são chamados a discernir os elementos em sua cultura são desafiados pelo Evangelho.

10. Falso testemunho. Os cristãos devem falar com sinceridade e respeito tem que ouvir para aprender e compreender as crenças e práticas dos outros, e são incentivados a reconhecer e apreciar a verdade e bondade que eles contêm. Todos os comentários e abordagem crítica deve ser feito num espírito de respeito mútuo, garantindo não dar falso testemunho sobre outras religiões.

11. Garantir discernimento pessoal. Os cristãos devem reconhecer que a mudança de religião é um passo decisivo que deve ser acompanhada por tempo suficiente para reflexão e preparação adequados, através de um processo para garantir a liberdade pessoal plena.

12. Construção de relações inter-religiosas. Os cristãos devem continuar a construir relações de respeito e confiança com as pessoas de outras religiões, a fim de facilitar a reconciliação, compreensão mútua e uma cooperação mais profunda para o bem comum.

Recomendações

Terceira Consulta organizado pelo CMI e PCDI da Santa Sé em colaboração com a EMP eo envolvimento de muitas famílias cristãs (católicos, ortodoxos, protestantes, evangélicos e pentecostais), preparou este documento em um espírito de cooperação para estudar para as igrejas ecumênicas, entidades religiosas e organizações nacionais e regionais missionário, e especialmente aqueles que trabalham em contextos inter-religioso, e recomenda que todos eles:

1. considerar as questões levantadas no presente documento e, se necessário, para formular diretrizes para a prática do testemunho cristão que são aplicáveis ​​no âmbito respectivo. Sempre que possível, isso deve ser feito ecumenicamente, e em consulta com representantes de outras religiões.

2. construir relações de confiança e respeito com as pessoas de todas as religiões, particularmente a nível institucional entre as igrejas e outras comunidades religiosas, estabelecendo um diálogo inter-religioso permanente, como parte de seu compromisso cristão. Em alguns contextos, em que anos de tensão e conflito criaram sérias dúvidas e violação de relações de confiança entre as comunidades, diálogo inter-religioso pode oferecer novas oportunidades para a resolução de conflitos, justiça restauração, memórias de cura, promover reconciliação e construção da paz. .

3. encorajar os cristãos a reforçarem a sua própria identidade religiosa e de fé, ao mesmo tempo para aprofundar o conhecimento ea compreensão de outras religiões, e ao fazê-lo, para ter em conta as opiniões dos adeptos dessas religiões. Os cristãos devem evitar a deturpação das crenças e práticas de outras religiões.

4. cooperar com outras comunidades religiosas, participando de atividades inter defesa da justiça e do bem comum e, sempre que possível, em conjunto com as comunidades para expressar sua solidariedade com as pessoas em situações de conflito.

5. pressionem os governos para garantir o pleno respeito devido à liberdade de religião, reconhecendo que em muitos países impede as instituições religiosas e pessoas que exercem a sua missão.

6. orar por seus vizinhos e seu bem-estar, reconhecendo que a oração é uma parte essencial do que somos e fazemos, bem como a missão cristã. .

Apêndice: Fundo para este documento

1. No mundo de hoje, há uma crescente colaboração entre cristãos e entre cristãos e crentes de diferentes religiões. O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso (PCDI) da Santa Sé e do Programa para o Diálogo Inter e Cooperação do Conselho Mundial de Igrejas (CMI-DCI) têm uma longa história de cooperação neste sentido. Exemplos de temas que têm colaborado no passado são: casamento religioso (1994-1997), a oração inter-religioso (1997-1998), e religiosidade Africano (2000-2004). Este documento é o resultado do trabalho colaborativo.

2. Há um crescente inter-religioso tensões no mundo, na violência, em particular e perda de vidas. Política, economia e outros fatores desempenham um papel nestas tensões. Às vezes, os cristãos também estão envolvidos, querendo ou não, nesses conflitos, seja como os que são perseguidos tanto como aqueles envolvidos em atos de violência. Em resposta a esta situação, o PCDI e DCI-IMC decidiu resolver os problemas através de um processo que iria definir recomendações comuns para a prática do testemunho cristão. O CMI-DCI convidados a participar neste processo para a Aliança Evangélica Mundial (WEA), que aceitou com prazer.

3. Inicialmente, havia duas questões: primeiro, em Lariano (Itália) em Maio de 2006, sob o tema "Avaliando a realidade", no qual representantes de diferentes credos partilharam as suas opiniões e experiências sobre a questão da conversão. A declaração da consulta diz: "Afirmamos que enquanto nós temos todo o direito de convidar outras pessoas para aprofundar a compreensão da religião respectivos, esse direito deve ser exercido para não violar os direitos e as sensibilidades dos outros. Liberdade de religião nos obriga todos a assumir a responsabilidade não negociáveis ​​respeito as religiões dos outros como o nosso, e nunca para denegrir, difamar ou menosprezar o propósito de afirmar a superioridade da nossa religião. "

4. A segunda consulta, só entre os cristãos, foi realizada em Toulouse (França) em agosto de 2007, para refletir sobre as mesmas questões. Foram discutidas em profundidade os seguintes tópicos: "a família ea comunidade, o respeito pelos outros, a economia, mercado e concorrência, e violência e política. Perguntas missionários e aspectos pastoral destes tópicos foram a base para a reflexão teológica e os princípios articulados no presente documento. Cada questão é importante por direito próprio e merece mais atenção do que é dado nessas recomendações.

5. Participantes na Terceira Consulta (entre os cristãos) se reuniram em Bangkok (Tailândia), 25 a 28 de janeiro de 2011, e teve o cuidado de finalizar o documento.

Com informações da ALC/CMI

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.