O grande projeto de Deus


Depois que o Espírito Santo convence o pecador do pecado, da justiça e do juízo, e a pessoa se rende a Cristo, recebendo a justificação dos pecados, que vem depois? Qual é o projeto de Deus para as pessoas, depois de salvas pela fé em Jesus? Eis a resposta: Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho (Rm 8:29). O grande projeto de Deus é tornar os pecadores salvos em pessoas parecidas com seu Filho.

Como isso é feito? Depois de justificada pela fé, a pessoa recebe o Espírito Santo na vida, e este, em parceria com o salvo, começa a grande obra de santificação, que durará a vida inteira. Uma das mais belas obras espirituais que essa parceria proporciona é a vida mútua, a vida em comunidade, a vida de amor fraternal, a vida dedicada aos outros salvos.

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Efésios 4:13)

O manual dessa nova vida, a Bíblia Sagrada, revela os principais aspectos dessa vida superior, tendo como base um dos maiores mandamentos, segundo Jesus: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mc 12:31). Desse alicerce, desdobram-se ensinamentos extraordinários e elevados, que, se cridos e praticados, vão transformando a vida do salvo numa vida cada vez mais próxima da que Jesus viveu neste mundo.

A fé cristã vivida nos moldes propostos no evangelho de Cristo seguramente produz as maiores alterações que uma sociedade pode experimentar. Imagine a igreja de que você faz parte. Pense nos membros amando uns aos outros, unindo-se uns aos outros, aceitando uns aos outros, saudando uns aos outros, honrando uns aos outros, servindo uns aos outros, admoestando uns aos outros, suportando uns aos outros, ajudando uns aos outros, sujeitando-se uns aos outros, encorajando uns aos outros, edificando uns aos outros e perdoando uns aos outros.

O grande projeto de Deus é tornar os pecadores salvos em pessoas parecidas com seu Filho.

O evangelho de Cristo não nos foi dado apenas para sonharmos. Ele nos foi entregue para o vivermos. Ele é a maior e melhor proposta de vida. Uma proposta que todos os salvos devem abraçar e pela qual devem lutar. Do maior ao menor, todos os justificados pela fé em Cristo têm o dever de viver a mutualidade da fé, a cordialidade nas relações fraternais, a manifestação do amor em atos concretos, a demonstração das virtudes elevadas e celestiais entre seres humanos lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro.

Os que vieram de vários lugares, os que possuem histórias singulares, os que viveram um passado complexo, os que andaram por caminhos tortuosos, um dia se encontram. Em Cristo, eles se encontram e se tornam um. Formam a igreja de Jesus! Chegaram ali para experimentar uma vida superior. Níveis elevados de comportamento serão vivenciados a cada dia, com o auxílio indispensável do Espírito Santo, até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Ef 4:13).

Essa é a proposta que Jesus Cristo, o Senhor da igreja, tem para nós. Uma proposta de reflexão profunda sobre a forma como temos vivido e como devemos viver os mandamentos da mutualidade Cristã; uma proposta espiritual que, levada a cabo – e precisa ser levada a sério –, mudará a vida de milhares de salvos que desejam viver a fé cristã com seriedade e santidade.

Glória a ti, Senhor Jesus! Deus soberano sobre nossas vidas.

Fonte:
Departamento de Educação Cristã - Pastor José Lima de Farias Filho

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.