Coração Mentiroso

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)

Texto publicado originalmente em Bíblia Diária de Estudo da Mulher

Você sabia que somos responsáveis por nossa resposta à tentação? Se acreditamos nisso, poderemos não ser rendidos tão rapidamente e, com certeza, não vamos querer ser uma tentação para ninguém mais. Se eu pecar em resposta à tentação e levar outras pessoas a pecar, será muito pior!

Na história de Davi e Bate-Seba (registrada em 2 Samuel 11), Davi levou Bate-Seba a pecar. Não sabemos o que fez Davi desejá-la – apesar de podermos presumir que simplesmente a cobiçou depois que a viu, afinal era uma mulher de beleza incomum se banhando (2Sm. 11.2).

Não devemos presumir que Bate-Seba estava totalmente indefesa nesse cenário. Claro, Bate-Seba não poderia ter dito não, quando o rei enviou um mensageiro para buscá-la; ninguém ousaria recusar uma ordem do rei. Entretanto quando percebeu as intenções de Davi, poderia ter recusado as investidas dele, mas aparentemente acatou.

Ambos, Davi e Bate-Seba, estavam numa situação de tentação. Havia chance de parar, mas não quiseram. Isso deve ter feito com que eles entendessem o que Jeremias explicou: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (17.9). Conhecer do que somos capazes pode nos ajudar a saber o que fazer para evitar erros!

Nós, mulheres, precisamos ser muito cuidadosas para não nos colocar em tais situações de tentação. Também precisamos estar seguras de que não seremos objeto de tentação. Será que consciente ou inconscientemente estamos enviando sinais tentadores? Quais mensagens estamos enviando com os nossos olhos, com nossas palavras, com nossas roupas? É difícil admitir que somos capazes de fazer qualquer coisa enganosa!

“Nunca serei infiel ao meu marido” foram os votos de uma jovem esposa. Após cinco anos estava vivendo com o seu chefe. É fácil falar “nunca serei infiel”, se nunca tivermos uma oportunidade. Aqueles que encontram uma oportunidade para a infidelidade sabem a batalha que travaram. Sabem que são capazes de pecar. Uma coisa maravilhosa na vida cristã é que, nesses momentos, Deus diz que nos dará poder para dizer não.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Diga não a enviar sinais errados; diga não aos desejos inapropriados. Você não terá do que se arrepender.

Fonte: Bíblia Diária de Estudo da Mulher Editora Holy Bible via Sou da Promessa



Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.