Heróis do Sertão: um olhar para os pastores menos favorecidos do Nordeste.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8)

Publicado originalmente no blog do autor Praystation2

Olhamos para o nordeste e nos deparamos com comunidades que vivem extremos sociais e ainda não foram alcançadas pelo evangelho. Nas cidades do sertão, encontramos um número reduzido de igrejas e carência de apoio àqueles que aceitaram o desafio desse campo missionário.

Os pastores menos favorecidos enfrentam, todos os dias, as dificuldades de um ministério com poucos recursos. Há falta de estruturas básicas, mas suas maiores necessidades são de visitas e encorajamento. Com suas atenções voltadas para esses líderes o Projeto de Encorajamento, PROEN, tem viajado todo o nordeste com a missão de encorajar e capacitar esses vocacionados, além de dar também apoio a suas famílias.

“Os pastores destas regiões de pequenas cidades são heróis. O lugar é difícil em todos os aspectos. O trabalho de conquistar e manter novos convertidos é árduo e desestimulante.” Explica o líder do projeto Pastor Junior Firmino.

O PROEN já alcançou várias cidades nordestinas levando palestras, treinamentos e recursos materiais. Segundo o Pastor Firmino o projeto quer focar em cidades pequenas, porém rodeadas por outras pequenas cidades, reunindo assim um maior número de líderes do mesmo entorno. Ele reconhece que Maranhão, Piauí e uma região no encontro dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará são os lugares mais necessitados.

“A ideia é levar ânimo aos líderes para que estes possam transferir esse legado de alegria à igreja local, contagiando-os a levarem a mensagem das boas novas.” Afirma o Pastor Firmino.

O desafio é grande. A realidade de uma região até então esquecida bate à porta dos pastores que permanecem fiéis mesmo com uma formação precária. Resistem até, em alguns lugares do interior, à perseguição das igrejas. Por isso, o PROEN quer se dedicar cada vez mais aos líderes do sertão, levando ferramentas para o seu desenvolvimento integral.

Para alcançar esses objetivos, o Pastor Junior Firmino tem mobilizado pessoas e empresas e precisa cada vez mais de colaboradores. Qualquer pessoa pode apoiar esse ministério com ajuda material (livros de liderança, bíblias de estudo, roupas) e financeira. As igrejas também podem adotar essas pequenas cidades.

servodecristo@yahoo.com.br
Frase de Ministério: Levando encorajamento e inspiração a Jovens e lideres cristãos.
Ministério: PROEN - PROJETO DE ENCORAJAMENTO e FORJOVENS
A Missão do PROEN é Encorajar, apoiar e capacitar lideres menos favorecidos, levando ferramentas para auxilia-los no seu desenvolvimento integral.
A Missão do FORJOVENS é inspirar jovens e fomentar neles o desejo de desenvolver seus dons de liderança.


Contatos do missionário:

Email:  servodecristo@yahoo.com.br
Twitter: Juniorfirmino2
Facebook: PastorJuniorFirmino
Skype: Juniorfirmino
Telefones: (84) 96947464 (TIM) 8869 0334 (OI)

Ouça também o Podcast Sepal “ O desafio nordestino


Fonte: SepalDigital | Dica da Janise Dantas | Divulgação PCamaral

4 comentários:

  1. Uma honra ter meu sonho, em forma de matéria, postada aqui.
    Deus vos abençoe manos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Glórias a Deus!

      Trabalhos como estes devem ser amplamente divulgados para que contagiem outros a buscarem repetir esta obra em outros muitos mais lugares por este Brasil afora.
      Deus abençoe e muito o seu ministério e lhe dê tudo o que necessitar para que esta obra prospere e cresça, alcançando cada vez mais pessoas pela pregação do evangelho.

      Fica na Paz do Senhor Jesus!

      Excluir
  2. Parabéns pela postagem, PC! É muito difícil encontrar postagens que falam do trabalhos missionários no Sertão, até para quem mora nele (como eu). Às vezes, este lugar é esquecido pelos informativos, mas graças a Deus, pessoas como o irmão, fazem a diferença neste meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Glórias a Deus!

      Trabalhos como estes devem ser sempre divulgados. Homens que aceitam esses ministérios são verdadeiros heróis da fé da igreja contemporânea. sempre que for um trabalho sério é claro que divulgo aqui no blog.

      Deus te abençoe meu irmão!

      Excluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.