Exercícios Espirituais

Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura. (1 Timóteo 4.7-8)

É espantoso o que os seres humanos podem conseguir como resultado de esforços persistentes e disciplinados. Quantas vezes vemos ginastas treinados ou outros atletas e nos maravilhamos diante da desenvoltura de suas apresentações?

Entendemos que desenvolveram essas habilidades através de um treinamento rigoroso, que é o que distingue verdadeiros atletas dos espectadores. Realizar regularmente o nosso inventário pessoal exige uma autodisciplina semelhante.

Paulo escreveu a Timóteo: “Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.” (I Tm. 4.7-8). A palavra que traduz por “exercício” se referia, especificamente, ao treinamento disciplinado que era praticado pelos ginastas nos tempos de Paulo.

A força e a agilidade espiritual vêm apenas através da prática. Precisamos desenvolver os nossos músculos espirituais por meio do esforço perseverante e da disciplina diária. Como o atleta, podemos motivar a nos mesmos para continuar praticando disciplinadamente as rotinas diárias com os olhos na nossa recompensa futura. Quanto a esse tipo de disciplina, “o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro” (I Timóteo 4.8).

Os resultados não chegam de um dia pro outro. Mas quando praticamos essas disciplinas a cada dia, no final colhemos os benefícios.

Fonte: Bíblia de Estudo Despertar  | via Sou da Promessa


Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.