10 desafios de um homem cristão


Todos nós vivemos momentos decisivos. Temos que tomar atitudes. A maioria dos homens sente o peso de ser o provedor financeiro da família, de tentar ser um bom marido e pai, de resistir às tentações de um mundo que visa arrastá-lo para baixo . Alguns homens reagem prontamente e seguem adiante, outros, porém, experimentam avanços e retrocessos em suas jornadas espirituais, alternando direções e magoando pessoas nesse processo.

Precisamos avançar em nossa jornada espiritual, tornando-nos cada vez mais semelhantes a Cristo. Somos desafiados diariamente em várias áreas de nossa vida, como temos lidado com isso? Vamos ver alguns desafios que vivemos em nossa vida:

1. Compromisso com Deus

Cristo está nos chamando a termos um compromisso com Ele como Pessoa. Quando você está comprometido com uma pessoa, você não pode deixar de refletir seus valores e adotar sua perspectiva. Você não consegue deixar de se importar profundamente com aquilo com que ela se importa. No nosso relacionamento íntimo com o Senhor, recebemos um convite singular para buscar o melhor. Todo homem deve considerar o relacionamento com Cristo sua prioridade máxima. Mt 22.3

2. Amar sua Esposa – Ef.25-28

A maioria dos homens ainda não compreende como Cristo amou a igreja (o povo de Deus), e por isso acha duplamente difícil amar a esposa de uma forma que não compreende. O amor bíblico é o amor ágape, é um amor incondicional, é uma atitude espontânea, pois creio que devo amar a minha.

3. Amar os Filhos

Que pai não estaria disposto a morrer pelo filho? Se estamos dispostos a chegar ao ponto de morrer por nossos filhos, por que será que frequentemente não estamos dispostos a viver por eles? Precisamos passar tempo com eles, viver uma aventura com eles, algo que lhes marque para toda a vida. Precisamos escutá-los, suas lutas, temores, decepções, vitórias.

4. Ser um Homem Íntegro

Durante o decurso de um dia normal temos dezenas de oportunidades de mentir, enganar e furtar. Se precisarmos resolver, cada vez que tomamos uma decisão, se vamos ou não ser honestos, consumimos muita energia e corremos o risco de tomar uma decisão desatentamente e comprometer a nossa integridade. Em vez disso, por que não resolver a questão da integridade? Por que não resolver de uma vez por todas que você sempre será honesto? Ao resolver a questão de uma vez por todas, e decidir sempre escolher o caminho estreito – sempre ter integridade – podemos libertar-nos do cativeiro de tomar centenas de decisões diárias, essas decisões pequeninas que, como água pingando sobre uma pedra, pode desgastar o nosso caráter. Podemos remover a tinta da desonestidade que sombreia as vidas de tantos homens.

5. Ser um Homem Puro Sexualmente

Nossos corpos não foram feitos para a imoralidade sexual, mas para o Senhor, que nos criou e nos chamou para viver em pureza sexual. A vontade dele é que todo cristão seja puro sexualmente — em seus pensamentos, em suas palavras e também em suas ações. Devemos fazer como Jó, uma aliança com nossos olhos – Jó 31.1

6. Ter Amigos de Verdade

Muitos homens estão passando por crises terríveis, tem enfrentado grandes desafios em todas as áreas de suas vidas, mas a maioria está só, sem amigos, enfrentando suas lutas, seus medos, suas dificuldades e muitos estão sendo derrotados. As amizades podem proporcionar oportunidades únicas para o crescimento espiritual, principalmente quando fazemos um pacto de ser mutuamente sensíveis e transparentes e falar a verdade.

7. Ser Autêntico e Transparente

Normalmente fingimos que não temos um problema. Achamos que para sermos amados e aceitos temos que passar uma imagem de perfeitos. Mas é justamente o contrário, quando somos verdadeiramente conhecidos é que somos mais amados. Nunca tente passar algo que você não é.

8. Ser um Homem de Oração

A oração nos faz dependentes de Deus e nos leva a fazer a Sua vontade. Não ore por obrigação, ore por um desejo de estar com o Pai. Somos livres para orar da maneira que melhor contribua para vivermos na alegre consciência da presença de Deus – Mt. 6.6

9. Vencer a Tentação

A tentação é dolorosa para nós porque, quando cedemos, ela não machuca por fora; machuca por dentro. A tentação procura fazer que nossos apetites e vontades sobrepujem nossos valores mais profundos. Ela ataca onde somos mais vulneráveis. Sempre que tenho um desejo, o Espírito me induzirá a apresentá-lo diante de Deus e perguntar: “O que o Senhor quer que eu faça com isso?” 1Co 10.13.


10. Ter Prioridades

Para termos algum controle sobre nossa vida, precisamos decidir antecipadamente a que nos dedicaremos. O objetivo de estabelecer prioridades é o de distribuir quantidades limitadas de tempo e dinheiro àquilo a que Deus nos orientar. O que é importante para Deus? A resposta revela quais devem ser as nossas prioridades. As prioridades nos ajudam a limitar o nosso enfoque. Deus deseja que vivamos pelas prioridades bíblicas, que sejamos cristãos bíblicos. Valores seculares conduzem a prioridades seculares e valores bíblicos conduzem a prioridades bíblicas

Decida permitir que Cristo explore cada aposento íntimo de sua mente. Cristo deseja dar-nos poder de arrebentar o molde deste mundo e levar uma vida cristã autêntica. Mas isso requer esforço diário de nossa parte, isto requer vencer cada desafio que nos é apresentado.

Fonte:
Homens da Promessa via Sou da Promessa

Um comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.