Os desafios de se educar no seculo XXI

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)

Por Tiago Ignácio em Sou da Promessa


A educação é um processo continuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor integrar na sociedade ou no seu grupo. Atualmente, no Brasil a educação tem perdido seu real valor, pois hoje há uma grande inversão de papeis no que tange a família e os demais grupos sociais que a criança está envolvida.

Os meios de comunicação, que são conhecidos no Brasil pela palavra “mídia”, são algo complexos, profundos e sutis que permeia a nossa vida. Utilizando-se dos mais eficientes e incisivos instrumentos, jamais conhecidos, de nossa sociedade, hoje praticamente bombardeada a todo instante, com elementos que possam interferir em nosso imaginário singular e pessoal, dimensionando-o para uma vida permeada de símbolos e ações que sedimentará a “personalidade” das crianças junto ao processo de integração no qual estaremos inseridos até o fim de nossas vidas.

Educar filhos não é algo que se deve aprender só com a experiência, pois quando constatarmos os resultados pode já ser tarde demais. Também não podemos sair consultando os entendidos, pois além de existirem múltiplas correntes, cada família responde diante de Deus pela sua visão de educação, pois educar é trabalhar num projeto de vida, em que é preciso definir-se os objetivos.

Para os cristãos, a Bíblia nos aponta o caminho com precisão e honestidade. A educação de Samuel, contrastada com as do filho de Eli, nos dá um exemplo da diferença de padrões e suas consequências. A educação dos filhos é responsabilidade dos pais, que devem criá-los na disciplina e admoestação do Senhor, nutrindo e dando carinho necessário alimentando-os com a palavra de Deus. Muitos pais na atualidade têm deixado essa tarefa para a escola ou a igreja e isso tem sido com certeza a causa do extremo crescimento da inversão de valores. Corrigir os filhos é um dever dos pais. A Bíblia diz: Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. (Pv 23. 13).

É dever de a família cristã dar uma base sólida a criança, pois ela necessita de uma base edificada na palavra de Deus, pois quando a mesma está pautada na palavra atinge um nível considerável na educação dos filhos.

Um ambiente onde a criança está inserida que traz um estimulo positivo para a vida é a igreja, pois ela desde o inicio estimula a criança a uma consciência a tomar atitudes corretas e a proceder perante o mundo, e se posicionar na sua infância e juventude e na sua possível maturidade como um verdadeiro cristão.

Por isso Provérbios 22:6 nos deixa um maravilhoso conselho quando diz: “Ensina a criança segundo os objetivos que você tem pra ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (NVI)

Tiago Ignácio e professor psicopedagogo


2 comentários:

  1. Eu pretendo ter filhos (três filhos), mas confesso que tenho medo de não conseguir educá-los da melhor forma, justamente por causa dessa explosão de informações boas e ruins que a mídia transmite o tempo todo. Como guerrear contra isso? Como passar pros filhos os valores do Reino se ele vê e ouve os valores sujos do mundo em todo canto?

    Que Deus me ajude!

    Jean Corrêa
    www.prosadecrente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Correa obrigado pelo comentário.

      A melhor maneira e a mais eficaz é o exemplo. Os filhos imitam as atitudes dos pais.
      Devemos ser o melhor exemplo em tudo para que nossos filhos possam formar um caráter sólido moldados pela palavra de Deus praticada no nosso dia a dia.

      Que Deus nos ajude e nos abençoe!

      Excluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.