Tão somente seja forte e corajoso


Com essas palavras diretamente da boca de Deus, Josué inicia seu ministério. Moisés acabara de morrer. Líder carismático, experimentado e manso, Moisés era do tipo que naturalmente deixava outros a seu redor sentirem-se pequenos. Contava com tal grau de intimidade com Deus que dificilmente era questionado por suas decisões e direcionamentos. Sucedê-lo foi o grande desafio de Josué. Foi nesse contexto que os conselhos pontuais de Deus vieram para sustentar e incentivar aquele novo líder.

Segundo o primeiro capítulo do livro de Josué, o caminho para a força é a meditação diuturna na Palavra, o desenvolvimento da fé e da confiança na presença do Altíssimo, o tempo de busca intensa da presença do El Shaddai, assim como já havia testemunhado tantas vezes na vida de seu antecessor, inclusive no Monte Sinai. Força do Alto para dentro; de dentro para fora.

Já a trilha para a coragem é a obediência, o não desviar-se nem para a direita nem para a esquerda, a busca da santidade, da integridade, do não relativismo, do não se conformar com o curso comum desse Século, o enfrentamento das resistências externas, a determinação em cumprir aquilo que se crê.

Essa direção de Deus a Josué evitou outras possíveis atitudes como (1) ser forte e covarde - seria a situação de saber tudo o que se deveria fazer, ter a confiança e a fé necessárias, mas vacilar na execução; ou (2) ser fraco e corajoso - executar com ousadia, porém sem correta direção, por ignorância, como um neófito com poder; ou, pior, (3) ser fraco e covarde - não saber, não confiar, nem ao menos fazer e dirigir o povo, deixando à revelia e ao curso da vontade de cada um, um absoluto caos.

Enquanto a força é o saber o que se deve fazer, a coragem é simplesmente o fazer. Enquanto força é a clareza mental e de objetivos, coragem é a coerência na execução e consecução do que se quer fazer. Nem só um, nem só outro. Tão somente, seja forte e corajoso!

Fonte:
Instituto Jetro - Rodolfo Garcia Montosa

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.