A realidade do Reino de Deus


O reino de Deus é tema central em toda a Bíblia, em especial no ministério de Jesus (Lc 4.43). Por onde ele caminhava, proclamava o reino de Deus (Mt 4.17, 23; 9.35; Lc 9.11). É interessante observar que, dentre outras coisas, todo reino possui rei, território, povo, representantes, exército, constituição, príncipe e noiva. Não é diferente com o reino de Deus. Vejamos:

O Rei do Reino

A Palavra revela que nos céus, estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo (Sl 103.19). Ele está entronizado acima dos querubins, e mostra esplendor (Sl 80.1).

A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus
(Marcos 4.11).

O Território do Reino

Seu trono está nas alturas (Sl 113.5) e também é o Rei de toda a terra (Sl 47.7). É ele quem governa as nações (Sl 22.28). Contudo, o território mais impressionante é o que Jesus afirmou: o reino de Deus está em vós (Lc 17.21), ou seja, dentro dos corações que nasceram de novo (Jo 3.3), que receberam a semente da palavra de Deus (Mt 13.23), que não confiaram nas riquezas (Lc 18.24-25), mas se arrependeram e creram (Mc 1.15) e se converteram na pureza como de uma criança (Mt 18.3).

O Povo do Reino

Aos que deixaram seu coração se tornar território do reino, Jesus disse: Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino (Lc 12.32). Com autoridade o apóstolo Pedro ensinou: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).

Representantes do Reino

Todo reino tem representantes do rei para o povo e do povo perante o governante. No caso do reino de Deus, as duas funções são desempenhadas por uma única pessoa: O Espírito Santo.

De Deus para o povo

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14.26).

Do povo para Deus

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26).

O Exército do Reino

Certa vez, o Rei da Síria enviou cavalos, carros e fortes tropas à noite para cercar e ameaçar Eliseu. Seu empregado ficou aterrorizado, mas o profeta respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu (2 Rs 6.16-17). O salmista perguntou Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória (Sl 24.10). Que o digam aqueles que se levantam contra o Senhor. Não há como resistir à sua legião de anjos (Sl 78.49; Mt 26.53). Como é bom saber que ele dá ordens a seus anjos a nosso respeito, o povo do Reino (Sl 91.11).


A Constituição do Reino

A Bíblia é a Carta Magna do reino de Deus. Nela encontramos todos os nossos direitos e deveres, inspiração e direção para a vida no reino. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Tm 3.16-17).

O Príncipe e a Noiva do Reino

Jesus deu sua própria vida para conquistar sua noiva. Por isso, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador (At 5.31). Mais do que simplesmente povo, fomos considerados a noiva do Cordeiro (Ap 21.9; 22.17) constituídos para reinar com ele na eternidade (Ap 5.10).

Quanto mais falarmos a respeito da realidade do reino de Deus, mais nosso coração se encherá de esperança e transbordará de alegria. Por isso, agradeça o reino, busque o reino, viva o reino.

Fonte:
Instituto Jetro - Rodolfo Garcia Montosa

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.