Ser bom e ser perfeito

Ser bom e ser perfeito

Ser uma pessoa boa e também buscar ser perfeito, em qualquer esfera de nossa vida, são desejos legítimos de todo ser humano. Essa busca se torna mais intensa para o crente em Jesus Cristo. Isso se traduz como ter o objetivo principal de se viver uma vida que agrada a Deus em todos os aspectos e em todas as ocasiões.

Quando essa busca é verdadeira cumprimos o desejo do Pai de “(...) renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era," (Tito 2:12). Agindo dessa forma trilhamos o caminho certo, fazendo a vontade de Deus sem desejar nada em troca a não ser Sua Graça.

Por outro lado, quando buscamos, essas mesmas coisas, com o intuito de agradar e, receber de Deus, recompensas, negamos essa verdade. Apresentamos uma falsa condição, exterior, de bondade e perfeição, que não existe, a não ser no conceito pessoal e egocêntrico na mente dessa pessoa. E, caso tenhamos nos esquecido, não podemos enganar a Deus.

Esses dois conceitos, bondade e perfeição, apresentam parâmetros bíblicos inalcançáveis ao ser humano, mas mesmo assim somos incentivados a buscar, não para receber algo em troca desse esforço, mas porque amamos a Deus, e só podemos provar que amamos a Deus quando fazemos a  Sua vontade. Como Jesus declarou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada". (João 14:23)

Quando o contexto bíblico é deixado de lado e, posto no lugar dele uma crença criada pela perspectiva humana, então teremos um grave problema na comunidade cristã local.

Sou uma pessoa boa.

O primeiro conceito é o de que – sou uma pessoa boa – Isso é completamente errado segundo a visão absoluta de Deus. Que sabe tudo, vê tudo, e conhece tudo sobre minha vida. Jesus mesmo declarou em Marcos 10:17 – “(...) Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus”.

O Salmo 53 versículo 3 afirma que “todos se extraviaram, semelhantemente se corromperam; não existe alguém que pratique o bem, não existe nem mesmo uma só pessoa”.

Desta forma afirmamos, categoricamente, que não existe nenhum ser humano bom. Todos se corromperam e o Senhor nos disse: “(...), o SENHOR observou que a perversidade do ser humano havia crescido muito na terra e que toda a motivação das ideias que provinham das suas entranhas era sempre e somente inclinada à prática do mal” (Genesis 6:5).

Sou uma pessoa perfeita

O segundo conceito está ligado à loucura humana de encontrar a perfeição – sou uma pessoa perfeita - Em todos os aspectos isto é impossível de acontecer. Se entendermos que o sentido desta palavra é integral, o ser humano jamais encontrará esta condição enquanto viver essa vida, a não ser que ele (ser humano) se deixe controlar completamente pelo Espírito Santo.

Quando Jesus declara em Mateus 5:48 - “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial”, ele está ordenando que aqueles que se dizem filhos de Deus pratiquem o amor ensinado pelo Pai. Um amor imparcial pelo ser humano. O amor do Pai era o tipo de perfeição que Jesus falava. Como disse anteriormente, a perfeição aqui não é a impecabilidade, mas o controle completo da vida pelo Espírito Santo.

Ser perfeito não é fugir do pecado sendo zeloso em praticar mandamentos, isso na verdade é buscar a salvação pelas obras. Ser perfeito é entregar, sem reservas, a própria vida para ser controlada pelo Espírito Santo.






Concluindo

Quando compreendemos e aceitamos que não somos bons por natureza e que nunca seremos perfeitos ficamos livres dessas amarras que nos aprisionam. Deixamos de nos preocupar em estar sempre tentando alcançar níveis cada vez mais altos de bondade e de perfeição.

Deus não nos pediu isso. Deus nos pediu o nosso coração para que fosse Ele o único governador de nossa vida.

Eu preciso reconhecer que sou mau por natureza e que nunca serei perfeito. Só poderei mudar essa condição confessando ao Senhor a incapacidade de mudar sem a ajuda Dele. É necessário deixar de lado o orgulho e começar uma nova vida, agora guiada integralmente pelo Espírito Santo de Deus. Somente desta forma estaremos caminhando para a bondade e a perfeição.

Nunca seremos bons plenamente nem perfeitos plenamente nesta terra. As boas novas, a noticia boa, é que nesse caminho encontraremos a nossa salvação doada por Jesus que é o único totalmente bom e perfeito. Aceite o convite de Jesus “Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos”. (Provérbios 23:26)

Fonte:
Pb Paulo Cesar Amaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.