As cinco afirmações mais impressionantes já feitas

As cinco afirmações mais impressionantes já feitas

“Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. ‘Eu sou o Alfa e o Ômega’, diz o Senhor Deus, ‘o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso’” (Apocalipse 1.7-8).

Jesus voltará! 

Esse é o anúncio, o conteúdo e o tema de toda a Bíblia. A sua volta é a soma de todas as promessas e profecias do Antigo e do Novo Testamentos. Jesus é o ponto central de todo ser, o ponto central de toda a criação, o ponto central da história e, antes de tudo, o ponto central da salvação.

Jesus Cristo é a origem e o alvo de tudo que foi criado: “Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste” (Colossenses 1.16-17).

A política em nossos dias, a restauração do povo de Israel, os acontecimentos em seu país e em torno dele, a inquietação dos povos, as falsas iniciativas de paz, as crescentes catástrofes, todos apontam para o ápice do plano de salvação e da história mundial de Deus, que as últimas profecias da Bíblia começam a se cumprir e que Jesus Cristo voltará.

Podemos observar, nas tendências políticas atuais, com quanta rapidez (sim, da noite para o dia) pode-se criar um reinado anticristão, o que nos coloca diante dos cumprimentos finais da profecia bíblica e, com isso, diante da volta de Jesus. Jesus disse que o “dia do Senhor” cairia sobre a terra como uma armadilha e que, por isso, deveríamos estar vigilantes.

Simultaneamente Israel está disposto a dar a mão para uma paz produzida por um homem, sem perguntar pela vontade de Deus. No entanto, é necessário que isso aconteça para que determinadas profecias bíblicas possam se cumprir como (p. ex. Isaías 28; Daniel 9; 1Tessalonicenses 5).

Os pontos de apoio que a Bíblia nos fornece para a época antes da volta de Jesus nos mostram que estamos muito adiantados em nossa época. Alguém disse recentemente: “A humanidade não se encontra em um ponto qualquer na história, mas está em um destacado estágio final. A denominação ‘o fim do tempo do mundo’ não é tirada totalmente do abstrato”. Com isso não se considera o fim da existência do mundo, mas os tempos dos juízos de Deus na terra, os quais conduzem à volta de Jesus em glória, e que também são chamados de “o Dia do Senhor”.

“‘Eu sou o Alfa e o Ômega’, diz o Senhor Deus, ‘o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso’.”

Uma certa reflexão diz: “Os decisivos sinais do tempo final, com firmeza indicam que em todos os lugares a escura noite é real”, mas continua: “Há um leve pressentimento que não demorará, o dia em que a majestosa Estrela da Manhã surgirá”.

Nos versículos mencionados inicialmente (Apocalipse 1.7-8) encontra-se resumida toda a verdade bíblica e, tentaremos lançar um olhar sobre ela. Ela é uma afirmação chocante, que é feita pelo próprio Jesus!

Uma “pessoa normal” não consegue afirmar algo assim, ou ela está enlouquecida ou, ela é Deus. É por isso que nenhum fundador de uma religião ousou afirmar que voltaria. No entanto, em vários lugares e nas mais diversas ocasiões, Jesus afirmou reiteradamente: “EU VOLTAREI”. Em Apocalipse, então, parece que ele faz o coroamento de tudo.

“Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. ‘Eu sou o Alfa e o Ômega’, diz o Senhor Deus, ‘o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso’” (Apocalipse 1.7-8).

Primeira afirmação: Todos o verão quando ele voltar!

Por meio de seu apóstolo João, Jesus Cristo não afirma apenas que voltará com as nuvens, mas que todos os olhos o verão, inclusive aqueles que o traspassaram na crucificação: “Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram...” (verso 7). Dito em outras palavras: nenhuma pessoa que já esteve viva poderá escapar da volta de Jesus.

Ninguém perderá esse acontecimento, todos o verão, também aqueles que já não vivem há muito tempo. Os israelitas que viveram na época de Jesus e o condenaram, os romanos que o pregaram na cruz e o perfuraram com uma lança, e todas as outras pessoas que viveram em todas as outras épocas: cada político, tirano, ditador, rei e dominador mundial; cada homem e cada mulher da rua; cada filósofo. Resumindo: cada pessoa que já viveu nesta terra, adulto ou criança, seja rico ou pobre, importante no mundo ou não, todos eles verão Jesus Cristo quando este vier.

A volta de Jesus será algo tão extraordinário que qualquer outro evento já acontecido será apenas uma mera sombra.

Aqui também temos uma clara indicação para o fato de que cada pessoa continuará existindo após a sua morte. Todo joelho será obrigado a se dobrar diante dele: “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2.9-11).

A volta de Jesus será algo tão extraordinário que qualquer outro evento já acontecido será apenas uma mera sombra. Nenhum vivente e nenhum morto podem se ocultar dele. Quer seja na floresta, quer no centro de nossas metrópoles ou no longínquo mar, cada pessoa em todo globo terrestre, no Leste, Oeste, Sul ou Norte, verá quando ele vier. Maranata!

Segunda afirmação: Na sua volta, cada povo ficará totalmente abalado!

“... e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele” (verso 7). Há uma versão alemã que literalmente diz: “... ao olharem para ele, todos os povos da terra serão tomados de espanto e tristeza”.

Por que as pessoas se lamentarão na vinda de Jesus Cristo? 

Porque não creram nele e agora ele veio. Pensava-se que ele estava morto. Contudo, agora cada um verá: ele de fato vive! Agora as pessoas chorarão porque antes elas riam e zombavam dele, não o levavam a sério nem a sua Palavra, e seguiam àqueles que falavam mal dele. Então elas descobrirão que liam literatura enganosa, deram ouvidos às pessoas erradas e que foram enganadas pelos sedutores. Então perceberão, assustadas, que sempre tiveram alvos diferentes diante dos olhos e que buscaram somente as coisas terrenas.

Os incrédulos perceberão a maior falha cometida, a de não terem tido consideração com Jesus Cristo, e de não terem atendido à sua Palavra, apesar de muitos chamados recebidos, e que não passaram a segui-lo. Eles resistiram às suas manifestações de amor. Agora, no entanto, ele volta como Juiz para eles, os que rejeitaram o seu perdão! E eles permanecem com seus pecados não perdoados. Eles reconhecerão que é verdade tudo aquilo que está escrito na Bíblia, em cujas palavras não creram.

Para aqueles, porém, que esperaram por ele, que creram nele e lhe entregaram seus pecados, ele é o “sim” e o “Amém” (1Coríntios 1.20). Eles dizem: “Amém. Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22.20). Maranata!

Terceira afirmação: Jesus é o alfa e o ômega!

O alfa e o ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego, respectivamente. Com isso Jesus diz é que ele é quem falou a primeira palavra da história mundial e que ele também falará a última.

Assim, quando lemos na primeira página da Bíblia: “Disse Deus: Haja...”, vemos que foi Jesus Cristo. Ele é a segunda pessoa da Trindade não criada. A definição da Bíblia a respeito da pessoa de Jesus é descrita da seguinte forma: “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens” (João 1.1-4).

Quando lemos aqui que “aquele que é a Palavra... era Deus”, e, ao lermos sobre a volta de Jesus no livro de Apocalipse, “Vi os céus abertos... e o seu nome é Palavra de Deus” (Apocalipse 19.11,13), então isso igualmente comprova que Jesus também é Deus. Ele estava presente na criação. Por intermédio dele foram feitas todas as coisas. Ele falou as primeiras palavras para a fundação do mundo e ele também falará a última palavra.

A palavra final não está com os grandes políticos deste mundo, por mais poderosas que suas afirmações possam soar. Não é o que as pessoas afirmam e afirmavam que permanecerá no final, por mais pretensioso que possa soar. Não são os grandes pensadores e poetas que terão razão, por mais sábios que possam soar. Não, Jesus Cristo dirá a última palavra, tanto a respeito deste mundo quanto a respeito das nações e também sobre cada pessoa, individualmente. Sua Palavra continuará soando na eternidade e nunca perderá seu significado. Por isso, é conveniente obedecer a ele. As grandes coisas deste mundo se vão, mas Jesus Cristo voltará!

Quarta afirmação: Jesus é, era e há de vir!

O que é significa que Jesus é Deus; que ele não tem início nem fim; sim, que ele já era desde sempre e será eternamente.

Ele foi gerado como Filho do homem pelo Pai, mas, como Deus, existe eternamente. Foi o que, por exemplo, ele disse aos judeus da sua época: “‘Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se’. Disseram-lhe os judeus: ‘Você ainda não tem cinquenta anos, e viu Abraão?’ Respondeu Jesus: ‘Eu afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!’” (João 8.56-58). Outra tradução diz: “... antes que Abraão existisse, Eu Sou”. Jesus é o ser eterno. Ele já sempre era, muito antes de nós – seres humanos – termos sido criados.

O que era significa que Jesus veio desde a eternidade para a nossa época e nosso espaço; que ele veio a este mundo para morrer na cruz em nosso lugar. Deus tornou-se homem por meio de Jesus Cristo, para salvar as pessoas perdidas: “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação” (2Coríntios 5.18-19).

Ele deseja levar pecadores para o seu reino eterno. Isso, no entanto, só será possível se for encontrado um modo para perdoar seus pecados. E esse modo chama-se Jesus! Por meio de Jesus nos tornamos adequados para a eternidade. Nenhum pecador encontra um redentor melhor, ou um outro a não ser Jesus!

Jesus é tanto a chave para o passado como também para o presente e para o futuro.
O que há de vir significa que ele ressuscitou dentre os mortos, voltou para a eternidade e que algum dia voltará de lá. A volta de Jesus é tão certa como o “amém” na igreja!

Assim como Jesus de fato esteve nesta terra, assim ele de fato voltará. Ele voltará para buscar sua igreja, para levá-la ao céu (João 14.1-6). Ele voltará para surgir em glória (Mateus 24.30). Ele voltará para trazer o seu reino à terra, onde finalmente reinarão a paz e a justiça.

As primeiras palavras que uma pessoa dirigiu a Deus relatadas na Bíblia são: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo...” (Adão, em Gênesis 3.10). As últimas palavras de uma pessoa para Deus relatadas na Bíblia são: “Amém. Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22.20b). Vemos, assim, para onde Deus deseja levar as pessoas: da miséria do pecado para o seu maravilhoso reino! Seu objetivo não é manter pessoas amedrontadas diante dele, mas que elas possam clamar com corações alegres: “Vem, Senhor Jesus!”. Entre essas duas frases encontra-se um maravilhoso plano milenar de salvação no qual Jesus é o ponto central e de conversão.

“Eu sou o alfa e o ômega, a origem e o alvo de todas as coisas.” Jesus é tanto a chave para o passado como também para o presente e para o futuro. Quem o exclui passa a procurar acesso à vida eterna e uma de significado com chaves que não servem. Assim, um pensador de nossa época afirmou: “Sem Jesus é impossível compreender a história”.

Quinta afirmação: Jesus é Todo-Poderoso!

“... o Todo-poderoso” ou “o Soberano onipotente”. No final, Jesus Cristo governará. A expressão “Todo-poderoso” significa que a grandeza de Jesus e o poder de Deus não têm limites. Ele é o pantokrator (grego: Senhor pleno).

Ele é desde a eternidade. Ele veio ao tempo e ao espaço. Ele ressuscitou dentre os mortos. Ele voltou para o céu. E ele voltará, sendo que todos o verão, você também!

Tudo o que está escrito na Bíblia sobre ele e seu reinado se cumprirá, assim como também Hebreus 9.28: “Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam”.

Por isso desejo repetir e ressaltar: ele não tem limites para ajudar! Ele não tem limites para perdoar! Ele não tem limites para libertar! Em Romanos 10.12, está escrito: “Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam”.

Se você deseja receber Dele ilimitada ajuda e libertação, você precisa clamar a Ele! As cinco afirmações dessa passagem, que analisamos, são tão extraordinárias que só podem ser verdadeiras. Por isso, seria trágico não clamar a Ele!


Fontes Originais:
Portal Chamada - Norbert Lieth
1 - As cinco afirmações mais impressionantes já feitas
2 - Todos o Verão Quando Ele Voltar
3 - Todos os Povos da Terra se Abalarão Quando Ele Voltar
4 - Jesus: Alfa e Ômega
5 - Jesus É, Era e Há de Vir
6 -Jesus é Todo-Poderoso

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.