A estratégia do inimigo

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1 Pedro 5:8)

Por PCamaral

Satanás sempre se utilizou da própria palavra de Deus para fazer desviar o caminho do homem. Foi assim com a mulher lá no jardim do Éden: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1). Foi assim com Jesus no deserto “(...) Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.” (Mateus 4:6).

A missão de Satanás não mudou, ele faz de tudo para desvirtuar a Criação e ao homem, que Deus fez a Sua imagem e semelhança. No tempo de Jesus ele usava as mesmas armas, mudou apenas a estratégia, veja o episódio da mulher pega em adultério. Os escribas e fariseus usaram a palavra do Senhor para lhe prepararem uma cilada:

“Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?” (João 8:4-5)

Jesus ouviu ao questionamento e não deu atenção, sabia que eles queriam deixá-lo em apuros, pois se dissesse que “não a apedrejassem” estaria sendo culpado de violar a lei de Moisés.

Ao Invés de tomar a posição que os fariseus queriam, Jesus deu-lhes uma resposta com a própria lei de Moisés. “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” (João 8:7).

A palavra de Jesus bateu fundo no coração daqueles homens, ao invés de julgar a mulher Jesus julgou seus acusadores: “Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.” (João 8:9).

Porque a simples frase: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” (João 8:7), reverteu a situação?

Primeiro ponto: Adultério não se comete sozinho, onde, afinal estava o homem? Fugiu? Se fugiu, porque não o perseguiram e o levaram junto com a mulher? A lei dizia que: “Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.” (Levítico 20:10). Na certa estava envolvido no meio da multidão com uma pedra para atirar.

Segundo ponto: O que pesou na consciência daqueles homens foi o que está escrito em Deuteronômio 17:7 “A mão das testemunhas será primeiro contra ele, para matá-lo; e depois a mão de todo o povo: assim tirarás o mal do meio de ti.” O primeiro a atirar a pedra deveria ser a testemunha ocular do ato, depois, todo o povo. Como aquela situação era uma farsa foram acusados pela própria consciência e não tiveram escolha e deixaram o local, um a um, “(...) foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.” (João 8:9).

Hoje a estratégia de Satanás é outra. Ele passou a usar “homens de Deus”, pastores eloqüentes, líderes fervorosos, sábios, elegantes, prósperos, formadores de opinião, manipuladores, testemunhos de dar inveja a qualquer presidiário ou político famoso. São lobos vorazes, que não tem qualquer amor pelo rebanho. Rebanho esse comprado pelo sangue de Jesus na cruz do Calvário. O Deus Eterno, Imortal, desceu de Sua Glória e se humilhou tornando-se como sua criatura e se permitiu morrer em nosso lugar. Ninguém tirou Sua vida. Ele a deu de livre vontade! Aleluia! Glórias a Deus!

“(...), e dou a minha vida pelas ovelhas. (...) Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” (João 10:15-18)

Estes homens que fazem mercado com a palavra de Deus não abrem seus ouvidos para ouvirem a voz do Senhor, assim como Eva, se deixam levar pela voz da serpente e fazem uso da própria palavra para enganar a muitos e alcançar seus objetivos obscuros.

A função do pastor de ovelhas é cuidar delas, guiá-las pelo caminho. Uma ovelha precisa de um guia pois falta-lhes senso de direção, a alguns metros do caminho certo são incapazes de encontrá-lo. É por isso que precisam seguir a voz do seu pastor.

Se faz necessário muito discernimento e uma busca constante pela palavra de Deus. Não uma leitura superficial, mas uma leitura consistente, um estudo mais a fundo nesta palavra maravilhosa que é nova a cada dia. Só assim poderemos combater os ataques vorazes do inimigo, que faz uso da arma mais poderosa que existe: A Palavra de Deus. Lembre-se do que o Senhor disse séculos atrás: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4:6)

Lembra como Jesus derrotou Satanás no deserto? Com a própria palavra! Lembra como derrotou os escribas e fariseus no caso da mulher adúltera? Com a própria palavra! Lembra porque Eva foi derrotada? Queres derrotar todas as estratégias do inimigo? Dos falsos líderes? Dos falsos profetas?

Use muito, e use sempre a Palavra de Deus!

Pense nisso

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.