Você está sendo observado...

Ricardo Radighieri Rascado


Nosso mundo constantemente é invadido por modismos; e a televisão é uma das grandes responsáveis pelos modismos que chegam à sociedade. Por exemplo, nesses dias o modismo televisivo do momento é o Big Brother Brasil; nas rodas de amigos é comum alguém comentar sobre aquelas pessoas que ficam confinadas numa casa sendo observadas 24 horas por dia.

E é interessante como existem pessoas que conseguem passar horas do dia para saber qual será o comportamento de determinada pessoa diante de uma nova situação; como pouco tempo de programa logo aparecem aqueles que são favoritos do público e aqueles que são detestados pelo público.

Apenas observando, sem uma única interação sequer já conseguem julgar o caráter dessas pessoas.

E para ser um BBB então? Milhares e milhares de pessoas enviaram seus vídeos para a rede globo, desejando aparecer, ficarem famosos e, claro, concorrer ao prêmio de 1 milhão de reais. Interessante é que o público do BBB não interage diretamente com os BBBs; mas conseguem influenciar totalmente o programa... Eles decidem as roupas, as festas, quantos saem, quem sai do programa... sempre observando são capazes de decidir o destino dos jogadores e os acontecimentos a sua volta.

Mas não estou aqui para falar do programa BBB, apenas fiz essa introdução para entrarmos num assunto interessante da vida cristã.

Nós, aqui neste mundo, vivemos numa espécie de BBB. Somos observados 24 horas por dia; nosso comportamento é analisado, nossos relacionamentos, nossas decisões... nada escapa aos olhos de nossos observadores. Só que nós não somos observados por outras pessoas; nossos observadores são seres espirituais! Deus, anjos e até demônios observam nosso comportamento 24 horas por dia; vamos meditar no que diz o texto abaixo:
“E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.” Jó 1:6-10
Irmãos esses versículos são interessantes porque nos mostram que o nosso mundo natural é observado pelo mundo espiritual. Nesse texto é narrado o diálogo entre Deus e Satanás a respeito da vida de um homem. Podemos ver com essa narrativa que o comportamento de Jó chamou a atenção de Deus a tal ponto de Deus mesmo elogiar seu comportamento.

Como será que Deus tem olhado nosso comportamento? O que os anjos de Deus tem contemplado de nossas vidas quando parece que ninguem mais está observando... claro que na frente das câmeras dos olhos dos irmãos nosso comportamento sempre é exemplar; a tentação de fazer o que não é conveniente aparece quando estamos longe dos olhares. Interessante é que, como no BBB, mesmo que nos esqueçamos disso sempre estamos sendo observados por seres que torcem por nós e também por seres que desejam o nosso fracasso.

E eles também podem nos influenciar, ainda que não conversem conosco, que não haja um diálogo... podem influenciar nosso destino, influenciar nossas decisões... e se não estivermos atentos podem dizer quem fica e quem sai.

É claro que aqui não está em jogo um milhão de reais... aqui está em jogo um reino milenar; o ganhar e o perder aqui significa sua eternidade... o BBB dura 3 meses.... nossa vida no máximo 100 anos... não é nada diante da eternidade. As vezes nós vivemos nossa vida e simplesmente esquecemos disso: nosso comportamento está sendo observado, registrado e um dia também enfrentaremos um paredão... que significará sua vida ou sua morte!

A história nos mostra que Deus sempre acompanhou de perto as decisões de seus filhos e filhas. No momento crucial Deus agiu:

Daniel na cova dos Leões

Jovens na fornalha de fogo ardente

Como será
o seu índice de aprovação diante de Deus?

Quando os anjos contemplam sua vida o que eles esperam de você? Se houvesse uma aposta sobre suas decisões quem ganharia? O bem ou o mal.

Daniel orou e os céus se moveram para vir em seu auxílio... príncipes se levantaram para impedir a entrega da mensagem, mas Miguel prevaleceu e a oração de Daniel foi atendida. Os céus se moveriam para atender suas orações? O seu comportamento tem sido motivo de orgulho para nossos observadores?

Todo nosso comportamento deve servir para a glória de Deus!

Não se esqueça meu amado você também é observado; existe um Deus no céu que acredita em você, que não desiste de você, que até aposta em você... não o decepcione!

***

Fonte: Devocional de autoria de Ricardo Radighieri Rascado a divulgado no PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.