A Consciência do Crente em Jesus


“Ser livre aos próprios olhos quase sempre não é o mesmo que ser livre aos olhos de Deus”.

Um comandante com quinze anos de experiência e mais de onze mil horas de vôo, antes da decolagem, deu entrada com cautela no plano de vôo no computador de bordo, sem se dar conta de que as coordenadas que recebera não eram corretas. Voando através de uma nuvem a apenas seiscentos metros de altitude, o DC-10 bateu nas encostas inferiores do monte Erebus, matando todos os duzentos e cinqüenta e sete passageiros a bordo.

Assim como os aviões hoje dependem de computadores para guiá-los pelo céu, os humanos receberam uma consciência para guiá-los pelas veredas da vida. Assim como a segurança de um vôo depende do funcionamento correto do sistema de navegação e de referenciais exatos, assim o nosso bem-estar espiritual, moral e até físico depende duma consciência sensível, guiada por referências de moral.

A Bíblia diz sobre as pessoas: “A lei está escrita nos seus corações, a medida que sua consciência lhes dá testemunho e nos seus próprios pensamentos são acusadas ou até mesmo desculpadas”. (Rom. 2:15) A consciência é uma faculdade herdada que envolve a faculdade de julgar. Ela é indispensável quando precisamos tomar decisões! Porém, para que aja da maneira correta, a consciência precisa ser influenciada pelo conhecimento exato da Palavra de Deus e reagir ao passo que aplicamos o que aprendemos.

Uma consciência não treinada é facilmente influenciada por costumes e hábitos locais. Nosso ambiente e as opiniões de outras pessoas também podem nos desencaminhar. O que acontece com nossa consciência quando seus avisos são ignorados repetidas vezes e os padrões divinos violados? Com o tempo ela pode ficar cauterizada, como diz a Bíblia: “como que por um ferro de marcar”, tornando-se insensível e sem reação. (1 Tm 4:2) Por isso a Bíblia nos avisa quando acatamos a Deus: “O coração do homem talvez conceba o seu caminho, mas o próprio Jeová dirige os seus passos”. (Pv 16:9)

***

Por email Renovación

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.