Quero Ser Pastor!

“E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. – Jeremias 3.15

Outro dia, um irmão em Cristo, conversando comigo perguntou sobre a atitude de um crente, amigo dele, de outra denominação que estava revoltado com o pastor de sua igreja que não queria consagrá-lo ao presbiterado. Chegou ao ponto de sair da igreja indo procurar uma outra que aceitasse fazer a sua vontade e consagrá-lo. Esse irmão perguntou se era certo o pastor negar a consagração, [esse irmão é novo na fé].

Bem; com todo cuidado respondi para ele: Não é a pessoa quem escolhe a função na igreja, é Deus quem chama e capacita segundo a Sua vontade e para um fim proveitoso. No caso deste irmão, tudo leva a crer que ele estava atrás do cargo, não da função pastoral. E, a reação dele, saindo da igreja, insubordinado contra seu pastor, comprova exatamente isso. Se não consegue ser submisso ao pastor que ele vê, como poderá ser submisso a Deus a quem não vê? No caso da pergunta deste meu irmão, a própria pergunta, na seqüência trás consigo a resposta: Não havia, e ficou comprovada, nenhuma condição de se ter um presbítero desses no meio da congregação. É certo, neste caso, negar a consagração.

Isso me fez lembrar de um texto do Pastor Elias Alves Ferreira, de uma igreja nossa co-irmã em São Paulo que tem por titulo “Ser Pastor” e ele descreve assim:

Não basta “ter” um rebanho para ser considerado um Pastor é preciso “ser” conforme a Palavra do Senhor. E quando se é um Pastor as figuras se multiplicam no meio das ovelhas: Pai, amigo, filho, irmão, mestre e conselheiro são algumas delas.

Um Pastor é um “presente” de Deus para a Congregação - “E dar-vos-ei pastores...”. Mais do que uma profissão é uma vocação Divina. Bem mais que uma capacidade é um chamado dos céus. Deus salva, escolhe, capacita e doa para o Corpo de Cristo. E Deus faz isto para esta pessoa seja o principal veículo das Suas verdades e promessas.

Um Pastor compreende o coração de Deus – “segundo o meu coração”. Compreende mais do que os atributos definidos pela Teologia como onisciência, onipresença e onipotência. Ele percebe a lei suprema pela qual tudo é regido no mundo e na história, o coração do Senhor. Por que Deus faz o que faz, quando, onde e por meio de quem Ele quer. Na verdade o que faz Deus ser Deus é o Seu coração cheio de amor fiel e de misericórdia infinita.

Um Pastor é o que apascenta – “os quais vos apascentarão”. Não diz apenas algumas frases de efeito, um direcionamento administrativo ou uma atitude profissional. Ele apascenta, e para isto sente as necessidades das ovelhas, as ama incondicionalmente e emprega todo esforço para o bem estar delas. Não transfere esta sublime tarefa a ninguém. Sua vida traz o “cheiro” das ovelhas.

Um Pastor busca conhecimento – “com ciência”. Ninguém sabe tudo. O Espírito Santo faz lembrar o que foi lido. O conhecimento é um processo contínuo. Por isso um Pastor segundo o coração de Deus, busca o que há de melhor para alimentar e nortear o rebanho.

Um Pastor busca sabedoria – “e com inteligência”. A inteligência ou sabedoria é em via de regra a aplicação do conhecimento, no entanto, em determinados momentos, o Pastor precisa de um discernimento especial que o faz estrategicamente estar à frente daqueles que o Senhor lhes confiou. Tudo, porém, pela força e inspiração do Altíssimo.

Ovelha, você já agradeceu a Deus pelo seu Pastor. Pastor, você já agradeceu a Deus pelas suas ovelhas?

Entendeu agora porque o pedido daquele irmão do inicio do texto foi negado?

***

Fonte: Introdução PC@maral - texto do Pastor Elias Alves Ferreira compartilhado no PC@maral

2 comentários:

  1. PC AMARAL,GRAÇA E PAZ DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ,O SANTO E ÚNICO SALVADOR DAS NOSSAS ALMAS. NÃO HÁ OUTRO!
    DEUS TE ABENÇÕE MEU IRMÃO!
    FALTA MUITO POUCO TEMPO PARA ENCONTRARMOS COM JESUS CRISTO DE NAZARÉ.
    MEU IRMÃO NUNCA PARE DE PREGAR O EVANGELHO DE SALVAÇÃO QUE DEUS CONFIOU E ORDENOU A NOS!
    SER PASTOR,BISPO,PRESBÍTERO,REVENDO ETC.Há um preço a ser pago,este preço está no livro de
    João 10.11 que diz: Eu sou o bom pastor;o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
    JESUS CRISTO DISSE: EU SOU O BOM PASTOR.
    Jesus Cristo declara que Ele é o bom Pastor prometido pelas profesias; ler Salmos 23.1; Isáias 40.11; Ezequiel 34.23. OBS: Olha o exemplo e a responsábilidade que Jesus Cristo deixou para a igreja e seus líderes.
    1- Esta metáfora de Jesus Cristo como Bom Pastor ilustra o cuidado terno e devotado que Jesus tem por seu povo,É como se Jesus dissesse: "Eu sou,para com todos aqueles que crêem em mim. O que um bom pastor é para as suas ovelhas: "Cuidadoso,Vigilante,Sincero com a Palavra de DEUS também com seu Próximo e Amoroso".
    2- A característica de Jesus Cristo como Bom Pastor é que Jesus morreu por suas ovelhas. É isso que,de modo impar,ressalta a Jesus Cristo de Nazaré como Pastor. É a morte de Jesus dependurado num madeiro,numa cruz para salva suas ovelhas com preço de sangue derramdo por nos sendo pecadores. Jesus Cristo é chamado o "GRANDE PASTOR" "SUMO PASTOR"; ler Isáias 53.12; Mateus 20.28; Marcos 10.45; Hebreus 13.20; I Pedro 5.4.
    3- Os líderes de igrejas,ministros do evangelho que ocupa esta posição apenas como meio de vida,ou de obter honrarias,é um "MERCENÁRIO" referindo nos versículos de João 10.12,13. O Verdadeiro pastor cuida de suas ovelhas,e busca as que estão perdidas.
    O falso pastor pensa em primeiro lugar em si mesmo e na sua posição diante dos homens( É A ATRAÇÃO ESPECIAL DO SWOH);infelizmente esta é a realidade da igreja que está no mundo!
    A descrição que Jesus Cristo faz dos líderes cristãos para o povo de Deus; ler João 21.15,16.
    Líderes evangélicos: O povo de Deus precisam de cuidados pastorais contínuo;precisa alimentar-se constantemente da Palavra de Deus.
    Posto que as ovelhas,pricipalmente o novo convertido em Jesus podem desgarra-se para o perigo,o pecado e prazeres do mundo,e precisam de orientação,proteção e correção,repentinamente. O amor ao próximo é indispensável; ler I Coríntios 13.1,3.
    Irmãos,sejam Honestos com DEUS e sua Palavra. Não maltratem o seu próximo ajudem os menos favorecidos os necessitados,porque nossas obras e ações que fazemos nesta terra será julgada no Grande Tribunal de DEUS no dia do juízo final,ninguém escapará

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto meu irmão. Compartilhei com todos os pastores que conheço, quer tenham o título ou executem a função. Continue!

    Graça e paz.

    Marco André

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.