O verdadeiro alimento


Por Pr. Fernando dos Santos Duarte

“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos. São mais desejáveis que o ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.” Salmo 19: 7-11.

Todo o ser vivo precisa se alimentar. Seja peixe, ave ou mamífero, todos os animais precisam de alimento para crescer e se desenvolver de forma sadia e equilibrada. Com o homem não é diferente. Os especialistas afirmam quer o ser humano deve se alimentar adequadamente de três em três horas, para que o organismo exerça as suas funções corretamente. Espiritualmente, o homem também deve se alimentar adequadamente, e esse alimento é a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Ela é comparada ao mel, que é um alimento extremamente rico e nutritivo. É ela quem sustenta, ensina e orienta a nossa vida.

Por meio do estudo e da meditação no que se refere à Bíblia podemos crescer e sobreviver espiritualmente. Uma observação muito importante é a de que a própria fé vem pelo “ouvir e o ouvir da Palavra de Deus” (Romanos 10:17). Se alimentar da Palavra é uma necessidade de todo e qualquer ser humano, seja homem ou mulher, rico ou pobre, jovem ou idoso. O alimento da Palavra é mais do que suficiente para o crescimento espiritual, não precisando de outras adições. Todas as informações que Deus revelou para nosso aprendizado está contida na Sua palavra, que não precisa de mais nada para ser completa.

Por meio da Bíblia somos fortalecidos no Senhor e na força de seu poder para lutar e vencer as dificuldades que a vida pode apresentar. O salmista Davi ainda declara que a Palavra do Senhor produz restauração e mudança de vida, sabedoria, alegria, segurança em meio às adversidades e justiça de Deus (Sl 19:7-9). Isto é, A Bíblia é completa em si mesma e supre as necessidades mais íntimas do homem, pois é Deus falando direta e abertamente com cada um de nós.

A Palavra do Senhor traz ao ser humano instrução e direção, já que demonstra a vontade de Deus para cada um de nós. Ela orienta e direciona o homem para que ele viva totalmente conforme o propósito de Deus, conhecendo profundamente o Senhor Jesus Cristo. Todos nós devemos edificar a nossa vida sobre o alicerce sólido da palavra de Deus, como o próprio Mestre Jesus declarou em Mateus 7: 24-25.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Que cada um de nós possamos nos alimentar da Palavra de Deus tendo assim, a vida enriquecida e fortalecida em Cristo Jesus nosso Senhor!

***

Um comentário:

  1. Querido Pc,
    Como sempre um texto e tanto.
    Saudades de aparecer por aqui.
    Paz.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.