Deus está, SEMPRE, no controle

Por Pr. Fernando dos S. Duarte

Quantas vezes no dia pedimos a Deus que nos proteja? Acredito que muitas vezes fazemos isto. Vivemos num período onde desejamos sempre que Deus esteja pronto a nos servir e nos atender o quanto mais rápido possível. As escrituras sagradas nos ensinam que verdadeiramente Cristo nos atende quando pedimos a sua ajuda, mas também ela ensina sobre a soberania desse Deus que tanto está disposto a nos atender quanto até mesmo nos dizer não ou aguarde um pouco. Como todos nós estamos vivendo debaixo da cultura do imediatismo, um Deus que não nos atende no “aqui e agora” parece não ser tão interessante pra nós.

Temos um exemplo na Bíblia onde três jovens são condenados à morte por não se prostrarem diante da imagem construída pelo rei, mas que em momento algum se revoltaram contra Deus. Esta História encontra-se registrada no Livro do profeta Daniel no capítulo três. A Babilônia foi o palco desse grande acontecimento, nessa época ela era o centro do mundo, todas as tendências e novidades faziam parte desta imensa capital. Estes jovens fazem parte de uma classe de pessoas que desde aquela época parece estar em extinção, isto é, pessoas que mesmo enfrentando o cativeiro ou até mesmo a morte não deixam de exercitar a fé em Deus. Esta atitude possui muita importância para nós, pois qualquer dificuldade que a nossa geração enfrenta atualmente ela já questiona a existência de Deus se Ele está no controle ou não da nossa vida e se Deus ainda se importa conosco. Infelizmente muitos destes questionamentos permeiam a nossa mente quando por qualquer situação passamos por dificuldade na vida.

Em seguida eles ainda nos ensinam outra grande lição: Que Deus é quem decide a hora de nos atender. Isto é, não somos nós que dizemos ou até mesmo decretamos o que Deus tem que fazer por nós, Ele que controla a situação. Portanto devemos confiar na soberania do todo poderoso e saber que todas as coisas estão no seu controle. Aqueles jovens demonstraram uma maturidade espiritual imensa mesmo dentro do cativeiro, diferentemente de nossa geração que parece que não confia na soberania e provisão divina, e de uma forma mimada é extremamente exigente com Deus.

Esse trio dá uma declaração que precisa nos fazer refletir e mudar de atitude em relação ao nosso Criador, eles dizem assim: “...o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará... Mas se ele não nos livrar, saiba, ó rei, não prestaremos culto aos teus deuses”... Que grande lição para nós! Mesmo que estejamos enfrentando a maior das dificuldades, a fé em Deus é imutável. Mesmo que sejamos atribulados por qualquer fornalha desta vida pode ser que Deus não nos livre dela, mas Ele sempre estará no meio do fogo conosco, foi assim que aconteceu com os nossos três amigos da História.

Em momento algum eles questionaram a Deus por não livrá-los da morte, mas tinham a certeza que o seu Deus o poderia fazer, e assim o fez. Que a nossa geração nunca se esqueça que o Senhor está no comando da História e Ele também faz a História.

Mesmo que não sejamos livres do perigo ou do problema, confiemos em Deus e esperemos n’Ele pois nunca seremos envergonhados ou decepcionados.
***

Pr. Fernando dos S. Duarte compartilhado no PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.