Deus sempre ouve nossas orações, mas nós cremos que Ele as atenderá?

É certo afirmar que Deus sempre ouve nossas orações. Mas nós cremos que Ele as atenderá?


A igreja primitiva se reunia nas casas. Não existia templos para adorar. Os novos convertidos abriam as portas de seus lares para que pudessem aprender sobre Deus, adorá-lo e ter um relacionamento com o seu Salvador.

Uma dessas casas era a de Maria, não a mãe de Jesus, a mãe de João Marcos. O apóstolo Pedro era o pastor dessa minúscula mas poderosa igreja. Minúscula porque não se compara com os templos suntuosos dos nossos dias e poderosa porque Deus ouvia e atendia as orações daquele grupo.

Em certo momento da história dessa igreja primitiva, Tiago, irmão de João, foi morto por Herodes Agripa I a fio de espada. Esse rei Herodes fazia de tudo para agradar aos líderes judaicos, e a morte de Tiago serviu aos propósitos gananciosos. Este, buscando aumentar sua popularidade, ordenou que prendessem Pedro e, que fosse guardado por dezesseis soldados, para que, após a Páscoa dos judeus, pudesse ser morto, assim como fez com Tiago.

Herodes Agripa I não contava que a igreja na casa de João Marcos orasse insistentemente por Pedro para que Deus o livrasse da morte certa pelas mãos do rei. Passada a festa, Herodes ordenou que trouxessem Pedro para ser executado, mas os soldados não o encontraram na prisão. Um mensageiro levou a noticia ao rei que mandou matar todos os que faziam guarda do apóstolo.

Mas o que aconteceu?

Como o apóstolo Pedro se livrou a prisão com tantos guardas vigiando sua cela?

Deus ouviu e atendeu as orações dos irmãos. De forma sobrenatural, um anjo do Senhor livrou Pedro da prisão. Solto nas ruas buscou abrigo na casa de Maria, mãe de João Marcos. Ao chegar, bateu na porta dizendo quem era. Para sua surpresa, precisou esperar algum tempo até que cressem que era Pedro quem batia na porta pedindo para entrar.

Diz o texto bíblico: (...) nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava. E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. (Atos 12:6-12)

Da mesma forma que aqueles crentes reagiram à noticia com incredulidade, nós assim também somos, e eu me incluo neste meio. Oramos ao Senhor pedindo um milagre, e duvidamos que Deus irá nos atender. Muitas vezes encerramos nossa prece com um: “que seja feita a Sua vontade”, ou, “se o Senhor assim desejar atender à nossa oração”, ou “se Deus quiser”.

Jesus nos ensina que devemos ter fé em Deus

Precisamos compreender que em determinados casos, como por exemplo: quando Deus nos ordena que façamos alguma coisa e oramos pedindo que Ele mude de ideia - tal qual Jesus orando para que o Pai passasse dele o cálice amargo que ele beberia logo a seguir - essa seria uma oração em que caberia – que seja feita a sua vontade e detrimento da minha. Tal qual foi a resposta de Jesus. Que não fosse a sua vontade satisfeita, mas a vontade do Pai e ele acataria a decisão, por pior que fossem os resultados.

Da mesma forma devemos proceder. Porém nos casos de petição precisamos orar insistentemente, crendo que alcançaremos misericórdia, tal como a viúva que insistia em ser recebida pelo juiz para que sua causa fosse julgada.

Perseverar na oração para que sejamos curados, ou o irmão seja curado. Para que pessoas sejam salvas por Deus. Para que milagres aconteçam na igreja e glorifiquem o nome do Senhor. Precisamos orar pedindo mais fé. Precisamos orar e crer que Deus ouve nossas orações e atende as nossas petições segundo a Sua justiça.

Um grande erro é querer que Deus faça tudo no nosso tempo. De preferência imediatamente. Por isso nos frustramos, ficamos decepcionados e paramos de orar, quando deveríamos intensificar nossas súplicas. Da próxima vez em que estiver orando, faça com vigor, crendo em Deus, crendo que Ele é o nosso galardoador e que não existem impossíveis para o Senhor.

Se quisermos ver os milagres acontecendo precisamos nos colocar à disposição do Mestre, orar insistentemente e, principalmente, crer que Ele ouve todas as nossas orações.


Fonte:
Pb Paulo Cesar Amaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.