Que tipo de pastor Deus usa para revitalizar uma igreja?

Igreja totalmente vazia, mostra somente os bancos e o pulpito

É lamentável que muitas igrejas moribundas concluem que precisam de um dos dois tipos de homens para revitalizar a igreja. Primeiro, as igrejas querem encontrar um pregador jovem, que seja um astro do rock, para ser o seu pastor, crendo que seu carisma será o sopro de vida na igreja. O problema com essa abordagem não é somente porque há uma quantidade limitada de pastores que são “astros do rock”, mas a Bíblia não estabelece essa exigência para os líderes da igreja.

O outro tipo de pastor que as igrejas acham que precisam é o evangelista energético que chega na comunidade e ganha almas para Jesus, confiando que isso ajudará a igreja a crescer e, consequentemente, a igreja será revitalizada. Nenhum dos dois são necessários para Deus revitalizar uma igreja que enfrenta dificuldades.

Deus simplesmente quer pastores fiéis.

Deus quer homens que preencham determinados requisitos e tenham um caráter piedoso (1 Timóteo 3.1-7; Tito 1.5-9). Deus quer um homem humilde e zeloso, que se sentem chamados para pastorear o rebanho de Deus em nome do Supremo Pastor (1 Pedro 5.1-4). Deus quer pastores que percebem que são chamados para cuidar de si mesmos e do rebanho que Cristo comprou com seu próprio sangue (Atos 20.28).

Deus quer pastores fiéis, cujas principais características não são a esperteza ou o carisma, mas a convicção divina do dever de cuidar das almas como quem deve prestar contas (Hebreus 13.17).

Muitas abordagens de revitalização desafiam congregações moribundas e inflexíveis a olhar para fora em busca de nova vida. Eu não estou desencorajando esforços evangelísticos, mas se Deus já tem ovelhas na igreja local, nós devemos começar com eles em vez de querer rapidamente tentar substituí-los. Com frequência, o declínio de igrejas locais acontece por causa de uma sequência de pastores negligentes e infiéis.

Devido a isso, a vida espiritual das ovelhas da igreja vai diminuindo aos poucos ao longo das décadas até não sobrar quase nada. Mas há vida espiritual em todo verdadeiro seguidor de Jesus, independentemente do quanto ele está surrado ou desanimado. Cristo ainda habita neles e está trabalhando para completar a obra que ele começou (Filipenses 1.16). Deus precisa de pastores fiéis para cuidar do rebanho e Deus assopra vida na igreja quando suas ovelhas são bem cuidadas e comem o pão da vida. Depois, envie essas ovelhas bem alimentadas e equipadas para buscar outras.

Fonte:
Ministério Fiel - Brian Croft

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.