Desviando nossa Atenção

Mulher surpresa em atitude de escandalo

Somos um povo que se distrai fácil. O mundo é de um profissionalismo sem igual quando o assunto é entreter e desviar a atenção do crente. O mundo se esforça, cumprindo a palavra que diz: “porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz”. (Lc 16:8). Quando lemos, ou assistimos coisas polêmicas relacionadas ao cristianismo, somos atingidos em cheio e “revidamos a ofensa”, contra-atacamos.

Não me lembro de Jesus dando importância aos insultos e ofensas que sofreu. Jesus estava concentrado no mais importante, a vontade do Pai. Mesmo na cruz sofrendo o nosso castigo, orou pedindo a Deus que perdoasse os pecados daquela gente e de seu próprio povo que escolheu sua crucificação.

Quando “tomamos as dores de Deus” e respondemos a ofensa feita a Jesus, desobedecemos aos ensinamentos do próprio Jesus. No capitulo cinco do evangelho de Mateus, Jesus nos ensina diversos preceitos de como viver uma vida que glorifica a Deus. A partir do versículo trinta e oito, Jesus nos fala sobre a vingança e o amor ao próximo.

Não mais como antes, quando não éramos crentes. Agora, servimos a Deus e, nossa atitude deve ser outra. Agora, tudo o que fazemos e pensamos deve glorificar o nome do Senhor. Ele nos ensina: “não resistais ao perverso, mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mt 5:39). E sobre nossos inimigos: “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5:44). Eles nos estão esbofeteando? Dê a outra face. Eles se declaram nossos inimigos? Devemos amá-los e orar por eles. Isso agrada a Deus.

Quando o mundo debocha de Cristo faz o que lhe é peculiar, pois “o mundo jaz no maligno”, você sabe disso. Para quê perder seu tempo? Seu tempo é precioso para leitura bíblica, para pregação do evangelho, para a comunhão. Não desperdice defendendo quem não precisa de defesa. Não desperdice seu tempo escandalizando-se com atitudes de pessoas que, por piores que possam parecer, podem um dia se converter de seus maus caminhos.

Você pode até dizer que está pensando naqueles que praticam a ofensa, que essas pessoas estão perdidas para Deus. Lembre-se, elas ainda não morreram para sempre e podem se converter no futuro. Se Deus transformar o coração dessas pessoas você irá reclamar com Ele? Tal qual fez Jonas com o povo de Nínive?

Eu não me surpreendo com as loucuras que o mundo pratica nem com o deboche ou o escárnio que fazem de Jesus. Continuo concentrado na obra de Deus. Em aprender mais de Deus. Em falar mais de Deus. Em propagar sua mensagem de salvação. Essa é nossa missão.

Jesus nunca nos comissionou para defendê-lo do escárnio de Satanás. Ele nos comissionou para sermos “pescadores de homens”. Então, levante-se, arregace as mangas e pregue Jesus Cristo. Essa é única coisa que devemos defender até mesmo com a própria vida.

Fonte:
Paulo Cesar Amaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.