Eu exijo meus direitos!

Eu exijo meus direitos!

"…seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus". (1 Pedro 3:4)

Já notou quem são as pessoas que Deus escolhe? Em I Coríntios, Paulo traça o perfil dos escolhidos:

"…não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios; as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus".

Esta palavra tanto me anima quanto me consola. Há ainda um outro tipo de pessoa que Deus muito considera. Em Números 12.3 lemos que “… era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.” Ao contrário das grandes corporações que estão sempre atrás das pessoas mais agressivas e competitivas, Deus procura e também nos ensina a sermos mansos.

E o que é ser manso? 

É cultivar um gênio afável, sossegado, bom, dócil, sereno e pacífico. Considero o manso como aquele que sabe abrir mão de seus direitos. O oposto de manso é o iracundo e impaciente. É aquele que não suporta esperar, não suporta gente lerda e incompetente. É aquele que exige o que é seu por direito… e quer agora! Num nível mais religioso, é aquela pessoa que ousa ordenar a Deus: Eu determino! (Ai!)

Uma pessoa orgulhosa nunca é mansa, e sim iracunda. Normalmente se expressa em acessos de raiva, retaliação, retraimento, amuo ou frustração. O iracundo pode ser um assassino silencioso. Outro fato interessante é que um sinônimo de ira é “mau humor”. Você já notou que uma pessoa iracunda está sempre mal-humorada? O orgulhoso geralmente se ira porque suas expectativas ou seus “direitos” não foram atendidos. Leia Mateus 20.1-16 e pense como você se sentiria se estivesse no lugar do trabalhador que foi contratado nas primeiras horas do dia. Por que esta indignação?

Seja manso, gentil, bondoso e paciente. 

A pessoa humilde quer agir como Deus age e não focaliza naquilo que ela pensa estar perdendo. Também deseja amar aos outros da maneira como Deus a ama. O manso não se irrita facilmente, nem se importa em esperar. Considere atentamente o que o Senhor nos ensinou:

"Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma". (Mateus 11.29)

Ser manso e humilde para Deus é aquela disposição de espírito com a qual aceitamos Sua forma de lidar conosco como sendo a melhor, sem, no entanto, disputar ou resistir. No Antigo Testamento, os humildes eram aqueles que confiavam inteiramente em Deus, mais do que em suas próprias forças para defendê-los contra toda injustiça. Assim, uma atitude de humildade e mansidão implica em saber que Deus está permitindo pessoas e situações que nos afligem, que Ele as usa para nossa edificação e que é Ele quem nos livrará a Seu tempo (Sl 121.1,8). Ser manso e humilde é oposto a ser arrogante e egoísta e origina-se na confiança na bondade de Deus e no Seu controle sobre a situação. A pessoa mansa não está centrada no seu ego. Mansidão é obra do Espírito Santo, não da vontade humana.

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição". (Colossenses 3.12-14)

Reflita:

Sou daqueles que demonstram um espírito exigente, mandão e severo ou procuro cultivar espírito de mansidão, paciente e gentil?

Ore:

Senhor, tem misericórdia de mim! Ensine-me o que é ser manso e humilde de coração

Fonte:
Todah Elohim - Reinaldo Bui
Série: Do Orgulho à Humildade

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.