O Que o Espírito Santo Faz Hoje?

O Espírito Santo desceu em forma de pomba sobre Jesus

Toda a boa dádiva vêm a nós do Pai, no Filho, pelo Espírito. Em toda obra da Trindade, o Espírito é aquele que completa a obra. Ele está especialmente associado a trabalhar dentro da criação como o agente vivificante e produtor de frutos da Divindade. O Pai nos fala hoje através da sua Palavra. Cristo, o Verbo Encarnado, é também o conteúdo do discurso salvador do Pai. O Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, está trabalhando em nós para entender e abraçar o evangelho e dar o fruto do Espírito. Não apenas trabalhando dentro de nós, pois o Espírito Santo na verdade habita em nós como pagamento da nossa salvação final.

A seguir estão as respostas para quatro perguntas comuns que as pessoas têm sobre como o Espírito trabalha em nossas vidas hoje:

1. O que é uma autêntica experiência cristã?

A autêntica experiência cristã percorre todo o espectro das circunstâncias e emoções humanas, da alegria e vigor nas ricas bênçãos da profunda comunhão com Cristo e sua igreja, até apática indiferença na monotonia monótona da existência diária dentro dessa comunhão, à tristeza e frustração sobre a aparente ausência de Cristo enquanto lutamos com os mesmos pecados todos os dias, dando dois passos para trás, a cada passo à frente.

Acima de tudo, a autêntica experiência cristã é determinada pela Palavra escrita. Nos Salmos, por exemplo, temos uma ampla gama de emoções com as quais podemos expressar nossos elogios, lamentos, ações de graça e perguntas. Embora a nossa experiência na vida cristã varie, é importante lembrar que o que o Pai declarou ao crente em Cristo e se tornou eficaz através do Espírito nunca mudará.

Quando o Pai perdoou nossos pecados pelo sangue de Jesus, declarou-nos justos dando-nos o que Cristo conquistou, e o Espírito Santo tornou isso efetivo pelo batismo e pelo pão e vinho da Ceia, podemos ter certeza de que não importa como nos sentimos ou o quanto lutamos, nosso perdão e nossa retidão estão para sempre garantidos por seu decreto imutável. Quer a nossa peregrinação terrena seja fácil, difícil ou um terreno complexo de ambos, podemos continuar sabendo que a estrada certamente termina na grande e indescritível felicidade de finalmente estar na presença do Senhor para sempre.

2. Onde Deus fala hoje?

Deus fala hoje através de sua Palavra, pregada e escrita. Por meio dessa Palavra, o Espírito traz convicção do pecado, fé em Cristo e instrução em tudo que é necessário para a fé e a vida. Até mesmo o batismo e a Ceia do Senhor recebem sua eficácia do Espírito através da Palavra. Como sinais e selos de suas promessas, os sacramentos nos asseguram o favor de Deus. Moldados pela exposição regular à Palavra de Deus, somos capazes de ver a Deus, a nós mesmos, uns aos outros e ao nosso mundo com os “espetáculos” apropriados. Mesmo em assuntos não diretamente endereçados pela Palavra de Deus, a mente e o coração saturados das Escrituras são capazes de exercitar o discernimento divino.

3. Onde Deus trabalha hoje?

Embora Deus tenha o prazer de trabalhar por vários meios (circunstâncias da vida, livros, amigos e assim por diante), é importante distinguir como ele pode trabalhar de como ele prometeu trabalhar. Sua soberania e poder significam que ele é capaz de trabalhar como e onde quer que ele queira, mas a Escritura nos mostra que ele prometeu trabalhar nos corações e vidas dos cristãos pelo Espírito Santo através da Palavra pregada e dos sacramentos do batismo e da Ceia do Senhor. Enquanto conferências cristãs, estudos bíblicos, ministérios e comunhão com amigos em comunidade podem servir para nos encorajar e edificar na vida cristã, é o Espírito Santo que toma as palavras da lei e do evangelho, pregado pelos ministros ordenados por Deus, e os usa para trazer maior amor ao Pai e à semelhança de Cristo nos corações, almas e mentes dos crentes. O Espírito também opera através do ministério de presbíteros e diáconos, bem como da comunhão mais ampla dos santos.

4. Onde podemos ver sinais e maravilhas hoje?

Podemos ver sinais e maravilhas toda semana durante o serviço divino! O sinal do perdão e limpeza de Cristo de nossas consciências é mostrado através do batismo; e a maravilha de nossa participação em sua vida, morte e ressurreição é vista na Ceia do Senhor toda vez que comemos o pão e bebemos o vinho. Embora esses sinais não sejam maravilhosos – certamente não tão empolgantes quanto ver os cegos enxergarem ou os homens mortos se erguerem – as Escrituras nos asseguram que é através desses atos simples, evidentes e não impressionantes que o Pai prometeu nos encontrar. Ele mesmo está lá, lavando nossos pecados com a água e alimentando nossas almas com o pão e o vinho, assegurando-nos que ele está conosco sempre, pelo Espírito, até o fim dos tempos (Mt 28:20). Mais uma vez, Deus pode fazer maravilhas sempre e onde quer que ele escolha, mas esperamos encontrar seu poder de milagres, onde ele prometeu nos encontrar.

Fonte: Palavra Prudente
Tradução - Kasey Carvalho.
Original: corechristianity.com

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicado, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.