Você sabe o que o seu filho realmente faz na Internet?


A McAfee, empresa dedicada à tecnologia de segurança da informação, divulgou recentemente uma pesquisa intitulada “Jovens na Internet: muito além da visão dos pais”, que avaliou os hábitos e atitudes dos jovens brasileiros na Internet. A pesquisa mostra que os jovens sabem como esconder dos pais seu comportamento na Internet e não contam a eles o que fazem quando estão conectados à rede. Os jovens entrevistados revelaram ainda que seus pais continuam distanciados de suas atividades na Web; 33% dos pais, por sua vez, responderam que não têm tempo e nem disposição para acompanharem tudo que os filhos fazem na Internet.

A pesquisa foi realizada durante os meses de junho e agosto de 2012, por meio do envio de um questionário online para 401 jovens, de 13 a 17 anos, e 414 pais de jovens, da mesma faixa etária, das classes A, B e C, residentes nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Esta pesquisa, encomendada pela McAfee à empresa global de pesquisa de mercado TNS, considerou os usuários ativos de Internet, ou seja, aqueles que estão conectados à rede ao menos de duas a três vezes por semana.

Quase a metade jovens entrevistados não falam aos pais o que fazem na Internet

Segundo a análise, 47% dos jovens entrevistados não falam aos pais o que fazem na Internet, e 57% concordam que os pais sabem apenas uma parte de suas atividades, mas não tudo. Quase metade dos respondentes acredita que os pais não aprovariam seu comportamento, caso descobrissem tudo o que é feito na Web. A pesquisa revela, ainda, que 45% dos jovens mudariam o comportamento se soubessem que estão sendo monitorados pelos pais.

Outro ponto levantado é o grau de interesse dos pais em conferir a vida dos filhos na Internet: 65% das mães afirmam estar nas redes sociais para acompanhar as atividades de seus filhos. Apesar desse número, há pais que alegaram não ter tempo nem disposição para verificar tudo o que seus filhos fazem na Internet, além do fato de que 48% deles acreditam que os filhos têm maior conhecimento de tecnologia e, por isso, não conseguiriam acompanhar o comportamento deles na Internet.

O avanço da tecnologia e o fácil acesso à Internet, presentes cada vez mais no cotidiano das pessoas, proporcionam maior compartilhamento de informações e as conversas são mais facilitadas. “Intitulados de Heavy Users da rede, 87% dos jovens entrevistados acessam a Web em pelo menos seis dias da semana, sendo que 71% deles se conectam da própria residência e 33% afirmam navegar em um período de quatro a seis horas por dia, contrastando com 36% dos pais que acreditam que seus filhos passam até três horas apenas na Internet”, comenta Lucas Pestalozzi, Diretor do Setor de Tecnologia da TNS no Brasil. “Essa estimativa de tempo gasto na Internet é bastante alta, o que também dificulta o acompanhamento dos pais quanto às atividades de seus filhos na rede. Por mais ativos que os pais sejam na Web, o tempo que eles têm disponível para monitorar as atividades dos jovens nunca será suficiente”, ressalta o diretor da TNS.

Durante a navegação, os jovens estão sujeitos a alguns comportamentos de risco. 

Vinte e oito por cento das meninas respondentes já passaram de um bate-papo aberto para uma conversa particular com alguém que conheceram na Internet, enquanto 45% dos meninos afirmam conversar com desconhecidos. Além disso, 27% dos meninos já acessaram vídeos que seus pais não aprovariam, e 33% dos jovens já viram conteúdos sexuais na Internet que os deixaram pouco à vontade. Outros comportamentos de risco comuns entre os jovens são publicar fotos indiscretas de si mesmos e até dados pessoais como endereço, nome de escola, aspectos físicos, número de celular ou da própria casa.

Mais da metade dos pais acredita não ser segura a participação de seus filhos em redes sociais e vê perigo nas publicações comumente feitas pelos jovens (como fotos pessoais, nome da escola que estudam e endereço de email). Entretanto, apenas 24% dos pais que responderam à pesquisa afirmaram ter instalado software de monitoramento nos computadores em suas casas, enquanto 75% deles dizem que conversam com os filhos sobre como devem se manter seguros na rede.

É importante a todos ter a consciência de que a Internet pode trazer riscos, principalmente aos jovens, e que seus pais devem participar de suas atividades quando eles estão on-line para orientá-los e protegê-los contra as ameaças e os riscos citados. “A tarefa é difícil, pois muitos pais alegam não ter tempo para monitorar ou desconhecem sobre o tema segurança. Por isso, o uso de tecnologia é essencial para proteger, monitorar, transmitir conhecimento e auxiliar os pais no diálogo e no acompanhamento dos jovens. As soluções de segurança são aliadas na busca de um comportamento seguro na Internet para todos”, orienta José Matias Neto, Diretor de Suporte Técnico da McAfee para a América Latina.

Fonte:
Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.