A Gloriosa Obra do Espírito Santo


​O Espírito Santo é Deus. Tem os mesmos atributos e realiza as mesmas obras exclusivas de Deus. Ele é a terceira pessoa da Trindade. Esteve presente na obra da criação e opera eficazmente na aplicação da salvação. Elencaremos, a seguir, algumas obras do Espírito Santo:


​Em primeiro lugar, ele convence o homem do pecado (Jo 16.8). 

Nenhum pecador teria consciência do seu pecado nem chegaria ao arrependimento sem a obra do Espírito Santo. É ele quem nos convence de pecado e abre nossos olhos espirituais para enxergamos a Cristo, como nosso Salvador.

​Em segundo lugar, ele regenera o pecador (Jo 3.5). 

O homem é concebido em pecado, nasce com uma natureza inclinada ao pecado e não pode mudar a si mesmo. Só o Espírito Santo pode mudar as disposições íntimas da nossa alma e nos fazer uma nova criatura. Só o Espírito Santo pode nos dar um novo coração, uma nova mente e uma nova vida. Só pela obra do Espírito Santo o pecador pode ser regenerado, nascer de novo e fazer parte da família de Deus.

​Em terceiro lugar, ele sela o crente como propriedade exclusiva de Deus (Ef 1.13). 

Quando cremos em Cristo, pela pregação do evangelho, somos selados pelo Espírito Santo da promessa. O selo fala de propriedade: passamos a pertencer à família de Deus. O selo fala de pureza: a obra realiza por nós, em nós e através de nós é genuína e verdadeira. O selo fala de inviolabilidade: ninguém pode nos arrancar nas mãos de Cristo. Temos uma segurança eterna.

​Em quarto lugar, ele é o penhor que nos dá garantia da nossa redenção (Ef 1.14). 

No exato momento em que depositamos nossa fé em Cristo e recebemos a vida eterna, o Espírito Santo nos é dado como garantia de que aquela obra que foi começada em nós, será completada até o dia final. É como um anel de noivado, que sinaliza a promessa da consumação do casamento. O Espírito Santo em nós é essa garantia divina de que na glorificação seremos apresentados como noiva imaculada e sem defeito ao Noivo Celeste.

​Em quinto lugar, ele batiza o crente no corpo de Cristo (1Co 12.13). 

Todo aquele que crê em Cristo, é introduzido na igreja de Deus, o corpo de Cristo, pela obra do Espírito Santo. Nenhuma denominação religiosa ou rito sagrado pode nos fazer participantes da igreja, cujos membros estão arrolados no céu, senão o Espírito Santo.

​Em sexto lugar, ele dá dons espirituais aos salvos (1Co 12.7-11). 

O Espírito Santo é o capacitador dos salvos, para o serviço de Deus. Ele concede dons diversos aos filhos de Deus, segundo sua soberana vontade. Esses dons são uma capacitação especial para o desempenho do ministério. Não há nenhum salvo sem dom espiritual e nenhum salvo com todos os dons. No corpo de Cristo não pode existir complexo de inferioridade nem complexo de superioridade; deve sim, existir mutualidade. Esses dons devem ser exercidos não para a glória pessoal de cada membro, mas para a edificação e crescimento do corpo de Cristo, bem como para a glória de Deus.

​Em sétimo lugar, ele dá poder aos santos para testemunhar (At 1.8). 

Não há testemunho eficaz do evangelho sem poder e não há poder sem a operação do Espírito Santo. A obra de Deus não é feita na força do braço da carne, mas na virtude e no poder do Espírito Santo. Ele dá poder à igreja para sair da especulação doutrinária para o campo da ação missionária. Ele capacita a igreja a romper barreiras culturais, étnicas e religiosas, a fim de que o evangelho chegue até aos confins da terra.

Ele dá poder à igreja para perdoar seus inimigos e amar até aqueles a perseguem. Ele dá poder à igreja para morrer pela causa do evangelho e não retroceder diante do sofrimento. Ele dá poder à igreja para pregar a toda criatura e fazer discípulos de todas as nações. Sem o poder do Espírito Santo a igreja não cumpre a grande comissão. Sem o poder do Espírito Santo a igreja não vive em santidade nem marcha vitoriosamente em sua jornada rumo à glória. Nós precisamos do Espírito Santo!

Fonte:
Palavra da Verdade - Hernandes Dias Lopes


Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.